Subscribe Us


 

Município de Campestre está parcialmente inundado, confirma Defesa Civil


O major Moisés Henrique, coordenador da Defesa Civil Estadual, informou, na manhã desta quinta-feira (25), que o Rio Jacarecica voltou à normalidade, mas a preocupação segue com o município de Campestre, que está parcialmente inundado devido às fortes chuvas. Famílias estão sendo retiradas de áreas de risco pelos técnicos do órgão. 
Por telefone, o coordenador disse que o volume de água do rio foi reduzido e o nível encontra-se normal. A tendência é de que a situação permaneça assim, levando em conta que não há previsão de fortes chuvas para os próximos dias; porém, é preciso o alerta. "É necessário ficarmos atentos, porque, apesar de a previsão não ser de chuvas fortes, mas haverá chuva e, consequentemente, podem ocorrer acidentes dos mais diversos tipos", afirmou o coordenador. 
Apesar disso, o major Moisés destacou que a preocupação, agora, é com a Região Norte, mais precisamente, os municípios de Maragogi, Japaratinga, Jacuípe e Campestre, locais onde tem chovido bastante. O militar chamou a atenção para Campestre, que está parcialmente inundado.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) se deslocaram até a cidade, com o intuito de retirar as famílias das áreas de risco, já que a água tende a invadir casas e causar deslizamentos e desabamentos. Até o momento, nenhuma ocorrência grave. 
"A tendência é de que a situação piore na Região Norte do estado. Por isso, estamos dando maior atenção aos moradores de áreas de encosta e outras regiões. Campestre está inundando e os trabalhos devem ser rápidos para a retirada", reforçou o major. 
A Sala de Alerta da Secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu uma nota à imprensa, informado que, devido às fortes chuvas, a bacia hidrográfica do Rio Jacuípe merece atenção especial dos órgãos de proteção e Defesa Civil. O nível de elevação está em 3,21 metros e continua subindo. 
"Com a continuidade das chuvas no Norte, o rio deve transbordar sua calha na próxima hora e atingir as residências em torno de duas ou três horas. Os acumulados de chuva tendem a diminuir nas próximas horas, porém, o rio se manterá em elevação por mais algumas horas", diz a nota. 
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas informou que, devido à situação do rio Jacuípe, a Defesa Civil Estadual, o CBMAL, a Prefeitura Municipal de Jacuípe e o grupo de voluntários Guardiões do Vale do Jacuípe estão em alerta para atuar e evitar  possíveis situações de risco. 
O 2º Grupamento de Bombeiro Militar localizado em Maragogi foi ao local prestar auxílio com viaturas e botes em conjunto com a Defesa Civil do município atuando preventivamente, monitorando o nível do rio e alertando a população ribeirinha.
Cidade da Região Norte do estado sofre com fortes chuvas 
FOTO: CORTESIA/DEFESA CIVIL




















REUNIÃO
Ontem, em reunião, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Gabinete Civil discutiram o quadro das chuvas que caem em todo Estado e dos riscos de enchentes na capital e no interior. 
O major Moisés, na oportunidade, fez um detalhado relato da situação em todo o estado e frisou os cuidados com o Rio Jacarecica, que, até a data de ontem, estava recebendo o maior volume de água, correndo risco de transbordamento.

GazetaWeb.com