Subscribe Us


 

Municípios têm até 14 de junho para aderir ao Programa Saúde na Escola

Pelo programa, cada município irá receber, durante dois anos, R$ 5.676,00 para atender até 600 estudantes


Os municípios alagoanos que possuem o Programa Saúde na Escola (PSE) têm até 14 de junho para aderir à nova portaria criada pelo Ministério da Saúde (MS). Por meio dela, cada município irá receber, durante dois anos, R$ 5.676,00 para atender até 600 estudantes.

Atualmente, 3.127 escolas em Alagoas desenvolvem ações de prevenção de doenças e promoção à saúde para os estudantes. De acordo com Eloy Yanes, responsável técnico pelo Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a nova portaria exige que 12 ações sejam desenvolvidas segundo a realidade local.

“As escolas deverão fazer a atualização vacinal dos alunos, com a administração de 19 tipos de vacinas para a proteção de 20 doenças; fazer o acompanhamento do peso e situação nutricional para a prevenção da obesidade; repassar dicas para uma alimentação saudável e incentivar a prática de atividades físicas, além de ações de saúde bucal, ocular e auditiva, para a identificação de sinais de alterações que comprometam o aprendizado”, destacou o técnico da Sesau.

As outras ações envolvem o combate ao mosquito Aedes aegypti, prevenção de violência e acidentes com a promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos. Os estudantes também serão orientados sobre os malefícios do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Adesão

Para os municípios que quiserem aderir ao PSE é preciso indicar as escolas da educação básica, por meio do Sistema de Informação da Atenção Básica em Saúde, pelo endereço eletrônico egestorab.saude.gov.br.

Todas as escolas que fizerem a adesão serão monitoradas pelo Ministério da Saúde, por meio do e-SUS. Por meio dele deverá ser feita a inserção dos dados das ações que estão sendo desenvolvidas pela unidade educacional.

Agência Alagoas