Subscribe Us


 

Santa Mônica está com déficit no banco de leite e faz campanha de doação




A campanha de doação de leite materno na Santa Mônica tem início na próxima sexta-feira (19) e segue até o dia 25 deste mês. A semana voltada à entrega de leite visa diminuir carências na unidade, que libera 500 ml de leite diariamente, quando o ideal seria 4,5 litros para atender os bebês da maternidade.

Gazetaweb esteve na Santa Mônica, na manhã desta quarta (17), e conversou com a pediatra Maria Suely Barros, que atua no banco de leite. Segundo ela, o público-alvo são os recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), tendo em vista a carência. 
"Quanto aos bebês de fora, não temos condições, infelizmente, de atendê-los porque a carência dentro da maternidade já é grande para contemplar os nossos, imagine os demais", lamentou a médica. 
Conforme ressaltou Suely, frequentemente, a unidade se vê obrigada a adquirir leite artificial para não deixar os bebês desassistidos. Atualmente, a maternidade libera 500 ml de leite diariamente, mas o ideal seriam 4,5 litros. 
"Temos que comprar o leite porque não dispomos para todos. É muito deficiente o setor e, devido a isso, pedimos às mães que amamentam e têm leite de sobra, para que venham à Santa Mônica e procurem o banco para fazer sua doação. Se não puderem vir, enviamos um encarregado que leva o kit esterilizado e, da data da coleta, elas têm dez dias para encaminhar à maternidade, para que o leite seja pasteurizado", explicou a médica, acrescentando que a doadora precisa preencher um cadastro e mostrar os exames do pré-natal: sífilis, hemograma e HIV.
Rosa resolveu ser doadora de leite após o nascimento da filha
FOTO: JOBISON BARROS
Rosa Etelvina se tornou uma doadora após a filha, de apenas três meses, precisar de leite de outras mães. Ela falou sobre a importância da campanha. "Fui orientada a doar, vim para isso e aconselho a todas as mamães com leite sobrando que não tenham medo e doem, porque muitos bebês estão precisando com urgência, como a minha precisou há pouco tempo", disse Rosa. 
CAMPANHA
A campanha de doação de leite materno na Santa Mônica começa na próxima sexta e vai até o dia 25, com palestras, rodas de debate, dinâmicas, exposição de fotos, oficinas, peças teatrais e entrega de panfletos à população. A semana é organizada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). 
O Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, lançou, ontem, a Campanha Doe Leite Materno, com o slogan "Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa". A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e, por isso, a campanha prevê o aumento do número de novas doadoras voluntárias, bem como do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados no Brasil.

GazetaWeb.com