Subscribe Us


 

VÍDEOS: Toneladas de lixo se acumulam em praia de Maceió após chuvas



Um trecho da orla da Praia da Avenida, em Maceió, no bairro de Jaraguá, foi "escolhido" pelo mar para mostrar um pouco do lixo que a população insiste em descartar no meio ambiente. Milhares de garrafas pet, sacolas plásticas, eletrodomésticos quebrados, entre outros produtos que levam anos para se decompor, foram devolvidos aos maceioenses pelo mar durante as fortes chuvas que caíram na capital, deixando quatro mortos e centenas de desalojados.
Após as chuvas, Praia da Avenida vira mar de lixo
Resíduos tomaram conta da areia da praia, em Maceió
De acordo com pescadores que trabalham na região e entram no mar por esse trecho da praia, a realidade do convívio com o lixo é constante, sobretudo quando há fortes chuvas na cidade. Os trabalhadores dizem que, diante de toneladas de entulhos que se acumularam no local após esse final de semana, as vendas de peixes caíram.
"Há 40 anos vivo da pesca aqui nesta região e esse cenário com tanto lixo é realidade para mim, mas nunca vi uma situação tão grave quanto essa. Em regra, o trator da prefeitura só passa até o Riacho Salgadinho, mas não vem por aqui. Nessa região, ficamos no meio do lixo, ou seja, na imundície", expôs o pescador Moisés Silva, de 53 anos.
Toneladas de lixo se acumulam em trecho da Praia da Avenida
FOTO: RAFAEL MAYNART





















A realidade narrada por Moisés foi confirmada pelo vendedor de camarão Cristóvão Gusmão, de 31 anos. Segundo ele, além do prejuízo que os trabalhadores estão tendo com as vendas em queda, alguns chegaram a ficar feridos ao tentar entrar no mar para pescar. "Nós andamos aqui porque temos que chegar ao barco, mas teve um companheiro nosso que se furou logo cedo porque pisou nos pregos que tinham nas madeiras aqui no chão. Triste e lamentável essa situação", frisou. 
A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informou por meio de nota, que o diretor de operações do órgão já se dirigiu ao local para que a questão seja resolvida. 
"A Slum participa da força-tarefa com outros órgãos municipais para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas. Nesses últimos dias, foram retiradas mais de mil toneladas de resíduos e as equipes seguem trabalhando para que a situação seja normalizada em toda a cidade", diz a nota oficial.
Em Maceió, lixo toma conta da praia da Avenida
Após as fortes chuvas na capital, lixo invadiu a areia da praia


GazetaWeb.com