Subscribe Us


 

Alagoas: Estudante da rede estadual busca superação na OBMEP 2017

Aluno da Escola Estadual Pedro Teixeira, Eweron Maycon Antônio da Silva Caetano foi medalhista de bronze em 2016 e, este ano, quer o ouro

Esforço e determinação. Estes são os passos do estudante Ewerton Maycon Antônio da Silva Caetano, da Escola Estadual Professor Pedro Teixeira de Vasconcelos, no bairro do Feitosa, na busca pela conquista de um sonho: a medalha de ouro na edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017. As provas da competição acontecem em todo o Brasil nesta terça-feira (6).

Medalhista de bronze na OBMEP 2016, Ewerton Caetano conta que o estudo tem sido essencial para o seu crescimento. Entre as atividades das outras disciplinas e os afazeres de casa, o adolescente arruma tempo para auxiliar os irmãos com as tarefas e pesquisar sobre matemática.

“Eu procuro sempre estudar em casa, ler coisas a respeito da matemática, que é uma matéria que eu gosto muito. Acompanho também páginas nas redes sociais e portais que tenham videoaulas, para complementar e reforçar aquilo que já foi passado pelo professor”, afirma o estudante.

Participando das olimpíadas pela terceira vez, ele conta que, este ano, sente-se mais preparado e que a tão sonhada medalha de ouro pode ser uma realidade. “Estou mais confiante. Sempre fico um pouco nervoso antes da prova, mas quando eu começo a fazer, me sinto mais calmo”, explica.

Orgulho Para a diretora da unidade escolar, Elisângela Patrícia de Oliveira, o estudante é um exemplo. “Ele é muito interessado, estudioso e dedicado. Acho que isso é um reflexo da influência de sua mãe, que é muito presente e participativa na escola”, conta a gestora.


Elisângela relata ainda que a escola recebeu com muita alegria a notícia da medalha de bronze em 2016 e, para este ano, também aposta em bons resultados. “Eu tenho uma expectativa muito boa, pois ele está entre os melhores e tem muita vontade de crescer. Eu tenho certeza que ele vai ter uma boa colocação”, ressalta.

Inscrições

Alagoas teve recorde de inscrições na edição 2017 da OBMEP: foram 350.413 estudantes de 885 escolas estaduais, municipais, federais e particulares de todo o Estado.


Em relação ao ano passado, quando 742 instituições públicas se inscreveram, houve um aumento no número de unidades de ensino. Até então, o recorde de inscrições era de 2015, com 744 unidades participantes.

Houve um aumento na participação das escolas públicas: foram 760 unidades inscritas - dezoito a mais do que em 2016 - com 343.728 alunos. Este ano, pela primeira vez, a Olimpíada também conta com a participação das escolas particulares, que, em Alagoas inscreveram 6.685 alunos – estes oriundos de 95 unidades e 27 municípios.


Em todo o Brasil, 18.240.170 alunos de 53.230 escolas e 5.545 municípios participam da Olimpíada.

Agência Alagoas