Subscribe Us


 

Apoio da Prefeitura de Delmiro vem mudando a realidade da comunidade do Juá


Melancia, pimentão, mamão, macaxeira, alface, milho verde e uma diversidade de produtos saem do Juá todos os dias para as principais feiras e mercados da região, que com o apoio da Prefeitura de Delmiro Gouveia, através da Secretaria de Agricultura vem se tornando no polo de agroecologia da região.

A agroecologia é uma agricultura sustentável onde o meio ambiente não é agredido, para isso o governo municipal disponibilizou para o polo do Juá uma assistência técnica com técnico em agroecologia, zootecnista e veterinária, transformando e otimizando a produção de mais de 60 (sessenta) famílias que são assistidas diretamente pela equipe.

Além do apoio técnico o município tem auxiliado os agricultores com aragem de terras, este ano mais de 1.000 (mil) tarefas foram preparadas para a irrigação. O transporte semanal para levar a produção adquirida pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e a assistência na escoação da produção tem melhorado a vida e as perspectivas dos produtores.

“Melhorou bastante. E melhorou de um jeito que a gente nem esperava. Quando chegava o tempo do corte de terra nós não tínhamos como pagar nenhuma hora de trator. Mas na gestão do Padre Eraldo ele cortou muita terra e começamos a fazer as plantações e desenvolveu bastante.” Destacou seu Messias, agricultor da comunidade do Juá.

Messias também destacou o aumento nas vendas. Todos os dias saem carros com produtos para as feiras da região, comerciantes de Arapiraca, Paulo Afonso, Inhapi e Águas Belas já começaram a vir buscar o produto no Juá.

A prefeitura de Delmiro, através da Secretaria de Agricultura, abriu novas estradas, o que vem possibilitando a irrigação de novas áreas, tudo acompanhado de perto pela equipe técnica da secretaria.

“Um sonho que começa a se tornar realidade. Eu acredito na agricultura familiar como um dos principais pilares para desenvolvermos o sertão e é isso que estamos vendo no Juá. Através da equipe da secretaria municipal de agricultura estamos desenvolvendo uma agricultura forte e sustentável”. Frisou o prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo.

Além de frutas e verduras, o polo do Juá também tem ampliado a produção de feno, pecuária, e a piscicultura.

Prefeitura de Delmiro Gouveia, cuidando da nossa gente!






 Tags:
Agricultura
principal