Subscribe Us


 

Após chuvas intensas, Alagoas registra três mortes por suspeita leptospirose

Três pessoas já morreram, em Alagoas, com suspeita de leptospirose após o período chuvoso mais recente, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Como era previsto, os casos da doença dispararam nos últimos dias. Somente o Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), referência no trato de infecções contagiosas, atendeu 20 pacientes este ano (sendo sete nesse fim de semana), dois deles têm quadro grave e necessitam de assistência intensiva.

Por meio de nota, a Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau informou que, dos três mortos, dois eram homens com idades de 16 e 32 anos, e a outra era do sexo feminino, que tinha 60 anos. Eles moravam em Atalaia, União dos Palmares e Maceió, municípios que tiveram o estado de emergência reconhecido pelo governo federal em decorrência da chuva.

Esses pacientes que morreram passaram pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, Hospital de Atalaia, Minipronto-socorro Dom Miguel Fenelon Câmara, no bairro de Chã da Jaqueira, pelo Hospital Geral do Estado (HGE) e pelo Helvio Auto. Eles apresentaram sintomas da doença entre os dias 2 e 5 de junho. Como providência, partes das vísceras deles foram coletadas para exames que darão o diagnóstico mais preciso sobre as causas dessas mortes. 

O HEHA atendeu, somente no período pós-enchente (até ontem), 13 pacientes com suspeitas da doença, que é transmitida pela água contaminada com urina de rato. Outros sete já haviam sido assistidos pela unidade desde o começo do ano, totalizando 20. Esse número pode aumentar ainda mais. 


GazetaWeb.com