Subscribe Us


 

Boletim da Sesau confirma cinco mortes por leptospirose em Alagoas

Boletim divulgado nesta terça-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirma que cinco pessoas morreram, somente este ano, após serem diagnosticadas com leptospirose em Alagoas. Outros quatro casos suspeitos são investigados.

Todos os óbitos foram confirmados após o registro de fortes chuvas na capital e interior do estado, onde 27 municípios cuja situação de emergência foi reconhecida pelo governo federal.

O levantamento da Sesau compreende o período entre 30 de maio e 19 de junho. Ainda segundo a secretaria, a maioria dos óbitos envolve homens. Entre eles, as vítimas tinham idade entre 10 e 59 anos, enquanto as mulheres tinham entre 30 e mais de 60 anos.

Do total de casos confirmados, quatro aconteceram em Maceió e um em União dos Palmares. Os demais estão em investigação pelas equipes da Sesau. A suspeita, no entanto, é a de que estes casos tenham ocorrido na capital e nas cidades do Pilar e Atalaia. 

Ainda segundo a secretaria, Maceió desponta como o município campeão em contágio, chegando a 67% entre as regiões com casos suspeitos. Contudo, este percentual ainda pode crescer. 

Os pacientes acometidos por leptospirose passaram por diversas unidades de saúde antes de darem entrada no Hospital Hélvio Auto, em Maceió. O aumento de casos da doença - que é transmitida por meio da urina do rato contaminada - já era, inclusive, esperado pelas autoridades, em razão das fortes chuvas.


GazetaWeb.com