Subscribe Us


 

Como evitar problemas nas articulações


Por que sentimos mais dor no frio? E por que as dores nas articulações aumentam com a idade? Nesta quinta-feira (1), o Bem Estar mostrou como aliviar essas dores, a importância de se espreguiçar e se alongar.

A partir dos 25 anos, as nossas articulações já começam a se desgastar e aí pode vir uma lista imensa de problemas. Convidamos o reumatologista Cristiano Zerbini para explicar como identificar a causa da dor. A fisioterapeuta Rosana Ravagnani deu dicas para aliviar o desconforto.

Não existem dados comprovados que expliquem a relação de dor nas articulações e frio, mas existem teorias. No frio, nossos músculos, tendões e ligamentos ficam mais rígidos e também aumentamos a contração muscular para produzir calor. Essa rigidez aumenta a sensibilidade à dor. Outra teoria é que no frio, nossos vasos sanguíneos ficam mais contraídos para que não percamos o calor do corpo. Por isso, se uma pessoa tem problemas circulatórios, a sensibilidade a dor aumenta.

Para aliviar essas dores, a receita é simples: mexa-se! Faça seus músculos funcionarem. Os exercícios podem ser leves ou de fortalecimento. O alongamento muscular também é importante, assim como um banho quente.

Artrite, artrose, bursite e tendinite

Qual a diferença de artrite e artrose? A artrose é a degeneração da cartilagem, causada por sobrecarga ou pelo uso ao longo dos anos. Afeta mais as mãos, coluna, joelho e quadril. É mais comum depois dos 50 anos. Já a artrite é uma inflamação nas articulações, causada por vários motivos, como gota ou infecção. A mais comum é a artrite reumatoide, doença ligada ao sistema imune, que faz com que o corpo produza anticorpos que atacam as articulações. Provoca dor, inchaço e rigidez.

A bursite é uma inflamação na Bursa, que é uma bolsa nos tendões com a função de amortecer os atritos. É muito comum quem sofre de bursite também desenvolver tendinite, que á uma inflamação do tendão. Ela não é causada só pelo esforço repetitivo, mas pelo uso prolongado das articulações.

O tratamento é o mesmo para todos. Calor ou frio, dependendo se a dor for crônica (calor) ou aguda (frio), anti-inflamatórios e fisioterapia.


Bem Estar