Subscribe Us


 

Estudantes da rede estadual criam aplicativo que incentiva a alimentação saudável


Alunos da Escola Estadual Dom Constatino Luers, de Campo Alegre, fazem sucesso com o aplicativo

A população brasileira está 60% mais obesa e o consumo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo têm impactado diretamente no avanço de doenças crônicas como a hipertensão, que atinge mais de 25% dos adultos do país. Estes dados do Ministério da Saúde chamaram a atenção dos estudantes da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Dom Constatino Luers, de Campo Alegre, que resolveram colocar em prática seus conhecimentos desenvolvendo o aplicativo APPeritivos, que visa orientar e motivar a população a substituir os maus hábitos alimentares e sedentarismo por uma vida mais saudável. O sucesso foi tanto que já ultrapassou as fronteiras do município.

Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja virtual Google Play, onde ele está disponível para download gratuito na plataforma Android. “Nós somos o que comemos. No Brasil, mais de 70 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de infarto e, diante dessa situação, sentimos a necessidade de informar as pessoas, pois nem todos no interior têm acesso a nutricionista de graça. A partir daí surgiu essa ideia de mostrar essa informação na Exposição aqui da escola e foi assim que surgiu o aplicativo”, conta Renildo José da Silva Santos, estudante responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

O APPeritivos oferece informações sobre nutrição, com lista de alimentos, receita do dia,  calculadora para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações para exercícios físicos e até desafios, como o jogo da gula - voltado principalmente para as crianças - e um Quiz. Tudo com o propósito de alertar e incentivar a população para novos hábitos alimentares.

A equipe pretendia desenvolver algo que beneficiasse realmente a população, com conteúdo relevante e com respaldo, e para isto, buscaram auxílio de profissionais. Inicialmente, dos professores da unidade, como o professor de química e orientador do projeto, Gean Thalles; de educação física, Admiro Agemiro, que auxiliou nas dicas de exercícios; de física, Aldair Duda, e a de biologia, Maria José, que orientaram, respectivamente, na criação de jogos e dicas de saúde. Eles também contaram com apoio de uma nutricionista do município, Tâmara Roberta, e da educadora física Eunice Barbosa.
“Para mim foi incrível ver o desenvolvimento de nossos alunos em um evento muito aguardado, que é a exposição. Todos os anos sugerimos temas, trabalhamos os assuntos em salas de aula, a exemplo de gordura trans, diet e light. A cada ano eles se mostram mais criativos e inovadores e nossa meta é levar este projeto à Feceal e ao Encontro Estudantil esse ano. Em Campo Alegre e região, o aplicativo já um sucesso”, comemora Gean Thalles, também grande incentivador do projeto.

O APPeritivos foi o vencedor da VII Exposição Científica da unidade, realizada este mês, com o tema “A química na produção de guloseimas” e representará a unidade na Feira Regional (Feceal), realizada entre escolas da 2ª Gerência Regional de Educação (Gere), de onde saem os representantes da regional para a etapa estadual da feira, que acontece em agosto durante o II Encontro Estudantil da rede pública estadual, em agosto.

Satisfação Total

Muito comemorada pelos seus desenvolvedores, a ferramenta já está caindo nas graças dos usuários, com mais de 150 downloads e avaliação máxima (nota 5.0) no Google Play. Inicialmente, ela está disponível apenas para Android, mas a meta dos estudantes é expandi-la para mais plataformas, a exemplo do Windows Phone e IOS.

“A aceitação do público quando apresentamos o aplicativo foi impressionante. Não sabíamos que ele iria se expandir tanto”, declara a estudante Elaisa Santos Silva. “Já têm pessoas de fora da cidade baixando e a repercussão é gratificante. Já estamos recebendo mensagens de pessoas nos agradecendo pelas dicas que receberam”, complementa Marcela Nunes Ferreira.
 
Os estudantes relatam ainda que a aceitação do aplicativo abrange todas as faixas etárias. “O aplicativo chamou a atenção de todas as idades e isso nos surpreendeu”, diz Ibina Calinca Soares Silva. “Na exposição, havia uma mesa de doces e pensávamos que as crianças prestariam atenção apenas nas guloseimas, mas elas ouviram atentamente tudo o que falamos. Também foi gratificante ouvir uma senhora dizer que nosso aplicativo seria muito útil para sua vida”, revela Rafaela Santos da Silva.

Melhoria no aprendizado

Os estudantes criadores do APPeritivos foram unânimes ao afirmar os ganhos gerados a partir da utilização da tecnologia para incrementar os estudos. E comemoraram as mudanças observadas na unidade escolar no último ano.

“Essa questão da tecnologia na escola é muito boa, pois, quando usada de forma saudável, ela só traz ganhos e viver sem ela no mundo de hoje é quase impossível. Além disso, a tecnologia tornam mais interessante aulas que nós achávamos cansativas”, avalia o estudante Daniel Campos.
 
A diretora geral da Dom Constatitno Luers, Maria Aparecida do Nascimento, também tornou-se uma das entusiastas do projeto e afirmou que os estudantes continuarão recebendo o apoio da escola e dos professores. “Vamos continuar incentivando a todos. No caso deles, por exemplo, o aplicativo pode ser utilizado nas aulas de educação física com orientações para esportes, nas aulas de língua portuguesa, trabalhando com as receitas”, aponta.

Ainda segundo a direção, com os recursos recebidos do Programa Escola Web, foi possível disponibilizar o acesso à internet para toda a escola e manutenção do laboratório de informática.

Escola Web

O programa Escola Web foi lançado pelo governo do estado ano passado, distribuindo quase R$2,8 milhões em recursos para todas as escolas da rede pública estadual por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para contratação de internet e manutenção de equipamentos.

Agência Alagoas