Subscribe Us


 

Instituto Arnon de Mello lança obra em comemoração aos 200 anos de Alagoas


O Instituto Arnon de Mello (IAM) lançou nesta terça-feira (19) uma série sobre a história de Alagoas para comemorar os 200 anos de emancipação política do estado. Ao todo serão 10 fascículos que serão encartados todas as terças-feiras na Gazeta de Alagoas
A obra intitulada "Alagoas 200 anos" faz um verdadeiro raio-x e passa pela formação histórica, econômica e geográfica das terras Caetés.
O presidente do Instituto, Carlos Mendonça, destacou que o material é de grande importância para o estado, ressaltando ser uma realização poder contar a história de Alagoas.
"Alagoas ganha um presente inestimável toda vez que a gente publica uma obra. Se é inestimável para Alagoas, imagina para quem faz. É um orgulho muito grande poder assistir ao lançamento dessa obra como foi a das outras. Uma das coisas mais importantes da vida é a realização do indivíduo e eu sou um homem realizado. Minha realização é quando vejo essas obras nas mãos de vocês. Elas têm percorrido o mundo inteiro. São obras que, quando chegamos em outros países da América do Sul, as encontramos nas bibliotecas. Todas elas falam da história de Alagoas e têm sido entregues no mundo inteiro. E o mais importante desses livros é que fazemos com que eles cheguem às mãos dos estudantes", disse Mendonça.
Diretor da OAM ressaltou que obra deve ajudar a levantar autoestima
FOTO: JOSÉ FEITOSA

O diretor-executivo da Organização Arnon de Mello (OAM), Luís Amorim, falou que os fascículos vão levar conhecimentos contextualizados sobre Alagoas aos leitores da Gazeta. "São fascículos que permitem que as pessoas conheçam, além dos fatos em si, a contextualização sobre disputas de terras, grupos políticos, a importância econômica de Alagoas. Quero acreditar que essa obra deixará um grande legado para todos, até para elevar nossa autoestima, porque o senso de derrotismo de muitos é que talvez faça com que se encruste na cabeça de todos que pouca coisa dá certo no nosso estado, no entanto, temos tantas coisas boas sem que haja o devido registro histórico. Com isso, vamos conseguir dar esse relevo às coisas boas. Deixaremos esse legado para alunos, historiadores, curiosos que queiram ter um conhecimento mais profundo do nosso estado", destacou.
Secretário de Comunicação do Estado destacou importância do trabalho
FOTO: JOSÉ FEITOSA



O secretário de Comunicação do estado, Ênio Lins, esteve presente no lançamento do trabalho e ressaltou a popularização do conhecimento promovida pelo Instituto Arnon de Mello. "A obra é essencial para Alagoas. Hoje esses fascículos falam sobre os 200 anos, mas antes tivemos outros, feitos por esses conhecedores da história de Alagoas. Temos milhares de exemplares falando sobre o estado e essa popularização da cultura do conhecimento é o principal a se celebrar".
Os textos são assinados pelos professores Douglas Apratto, Cármen Lúcia Dantas, Rochana Campos e Cícero Péricles e ilustrados pelas fotografias de Hamilton Cruz, José Ronaldo e Ricardo Lêdo. Com patrocínio do governo, da Prefeitura de Maceió, da Braskem e do Sesi/Senai, serão 15 mil exemplares, que ainda ganharão um encadernamento de capa dura.
Obra será entregue para escolas da rede pública e bibliotecas
FOTO: JOSÉ FEITOSA


















Lançamento contou com a presença de diversos parceiros do instituto
FOTO: JOSÉ FEITOSA



.GazetaWeb.com