Subscribe Us


 

Ministério da Cultura determina tombamento de obras de Oscar Niemeyer

O Ministério da Cultura decretou nesta quarta-feira (7) o tombamento das obras do arquiteto Oscar Niemeyer. São pelo menos 27 projetos, espalhados pelo país. A maior parte se concentra em Brasília. O conjunto inclui a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Itamaraty.

Pelas regras, constitui patrimônio histórico elementos "cuja conservação seja de interêsse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico".

Assim, o conjunto tombado fica sujeito à vigilância permanente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Niemeyer deixou um legado de cerca de 200 projetos realizados em diversas partes do Brasil e no exterior. Ele morreu em dezembro de 2012, aos 104 anos. O trabalho dele, cheio de curvas em concreto, tornavam o estilo inconfundível.

Veja as obras tombadas:

- Museu da Cidade

- Espaço Lúcio Costa

- Panteão da Liberdade e Democracia

- Teatro Nacional

- Memorial JK

- Memorial dos Povos Indígenas

- Conjunto Cultural Funarte

- Espaço Oscar Niemeyer

- Conjunto Cultural da República

- Edifício do Touring

- Club do Brasil

- Praça dos Três Poderes

- Casa de Chá

- Pombal

- Palácio da Justiça

- Palácio Itamaraty e anexos

- Capela Nossa Senhora de Fátima

- Conjunto do Palácio da Alvorada

- Congresso Nacional

- Palácio do Planalto

- Supremo Tribunal Federal

- Ministérios e anexos

- Quartel General do Exército

- Palácio Jaburu

- Casa das Canoas

- Conjunto da Passarela do Samba

- Museu de Arte Contemporânea-MAC

- Conjunto do Parque do Ibirapuera, especificamente: a Grande Marquise, o Palácio das Nações (Pavilhão Manoel da Nóbrega), o Palácio dos Estados (Pavilhão Francisco Matarazzo Sobrinho), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira), o Palácio de Exposições ou das Artes (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, também conhecido como "Oca") e o Palácio da Agricultura.


GazetaWeb.com