Subscribe Us


 

Pequenos produtores de AL são beneficiados com Programa de Embriõe


Pequenos produtores rurais da zona rural da cidade de Olho D'Água das Flores, no Sertão de Alagoas, estão sendo beneficiados com sêmen das raças Gir, Girolando e Holandesa por meio do Programa de Transferência de Embriões e Inseminação Artificial implantado pelo Governo do Estado. 
A iniciativa, que visa ao melhoramento genético dos animais, atende aos pequenos produtores rurais com a distribuição de sêmen. A ação conta ainda com as parcerias do Sebrae, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).
Dados da Superintendência de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) apontam que, entre 2016 e 2017, já foram doados um total de cinco mil doses de sêmen para pequenos produtores de todas as regiões do Estado.
O presidente da Associação dos Agricultores da Comunidade Samambaia, em Olho D'Água, Gerson Antônio da Silva, reconhece que o Programa de Melhoramento Genético representa um grande avanço na região e tem contribuído para o aumento da produção de leite e do rebanho leiteiro.
Sêmen de animais de raça é distribuído entre os criadores 
FOTO: DIVULGAÇÃO SECOM
"Já estamos na terceira geração de animais e com uma produção, em média, de 30 litros de leite por dia, o que garante aos pequenos produtores rurais uma renda a mais em suas atividades no campo. O programa dá um passo importante para o fortalecimento da pecuária leiteira em Olho D'Água das Flores e em toda região", comemora Gerson.
O êxito do programa, como informa o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, é confirmado pelos próprios criadores. Segundo ele, a técnica já está beneficiando o produtor e, em médio prazo, será possível multiplicar essa genética utilizando os animais originados do programa como doadores, no aprimoramento da nossa pecuária leiteira.
"Esse é o maior programa de melhoramento genético executado no Estado, beneficiando toda a cadeia do leite em Alagoas, uma vez que os pequenos produtores já contam com um volume maior de leite", observa o secretário.
O produtor Erlan Maia, que também integra a associação, concluiu o curso de inseminação artificial, técnica que vem sendo utilizada em seu plantel, e destaca o resultado em sua produção. O agricultor explica que no início ficou receoso, mas logo percebeu que o programa incentivado pelo governo só trouxe benefícios para sua atividade.
"Antes da inseminação artificial, minha produção de leite era de 10 litros por animal. Hoje, já consigo tirar 17 litros, o que representa um ganho muito bom na minha renda", afirma Erlan.

GazetaWeb.com