Subscribe Us


 

CTA de Delmiro Gouveia dá início à campanha “Julho Amarelo”


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), por meio dos programas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids, Sífilis e Hepatites Virais (IST/Aids e Hepatites Virais), inicia, neste mês de julho, as ações da campanha "Julho Amarelo" no município de Delmiro Gouveia, que têm o objetivo de intensificar as informações à população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais.

A campanha, que em 2017 vem com tema “Hepatites B e C, faça o teste”, é direcionada à comunidade em geral e contará com testes rápidos em nossa unidade de saúde CTA localizada na Rua G, Bairro Eldorado, ao lado do Centro de Reabilitação, bastando o usuário levar um documento de identificação e cartão do SUS.

Segundo Raphael Dantas, Enfermeiro e Coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento, o principal objetivo da campanha é diagnosticar a doença em tempo hábil e o encaminhamento para o tratamento. “Os testes rápidos são feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em 15 minutos, caso dê positivo, o indivíduo é encaminhado para o tratamento em um dos nossos serviços de referência", explicou.

“É importante destacar que para uma proteção completa contra a doença é necessário fazer uso da prevenção combinada, que consiste no uso de preservativo, realização de testes rápidos e imunização. A hepatite é uma doença silenciosa, pode demorar anos para se manifestar, portanto, é preciso que a população fique atenta para a importância da prevenção”, afirmou Raphael Dantas, Enfermeiro e Coordenador do CTA.

A doença

As hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil. Elas causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

Prefeitura de Delmiro Gouveia, cuidando da nossa gente!