Subscribe Us


 

Dor de barriga pode indicar um problema mais sério


Mais de 25 milhões de brasileiros sofrem com dor de barriga, mas, às vezes, essa dor pode ser o sintoma de algum problema mais sério. O Bem Estar convidou para o programa desta terça-feira (4) o gastroenterologista Flavio Quilici para explicar quando pode ser Doença de Crohn – um tipo de inflamação na parede do intestino. Já o nutricionista Murilo Pereira deu dicas do que comer para ter uma vida sem prisão de ventre.

As principais causas de prisão de ventre são a falta de água, o baixo consumo de fibras, uma dieta rica em proteínas, o uso crônico de diuréticos, a falta de magnésio e o abuso de analgésicos. A prisão de ventre também tem fator emocional. Muita gente tem vergonha de fazer coco fora de casa, por exemplo.

Entre as dicas dos especialistas estão: aumentar a ingestão de fibras, tomar água, comer ameixa seca e abacate. E nada de vetar a maçã. Ela não prende o intestino. A fruta é uma fibra rica em água e faz muito bem para o trânsito intestinal. Um alimento considerado constipador é o queijo, porque tem muita caseína e essa substância é altamente fermentativa.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é muito difícil de diagnosticar, pois acaba sendo confundida com retocolite ulcerativa. O lugar mais comum onde a doença se manifesta é no intestino delgado, mas pode acometer da boca até o ânus.

Homens e mulheres podem ter a doença. Ela é mais comum entre pessoas que têm entre 15 e 35 anos e tem vários graus: leve, moderada e grave. A Doença de Crohn não é considerada hereditária, mas existe uma predisposição em pessoas que têm várias coincidências genéticas.

Bem Estar