Subscribe Us


 

Governo anuncia que edital de concursos da PM e CBM deve sair até o final do mês

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, anunciaram, nesta quinta-feira (20), durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook, que os editais dos concursos para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Polícia Militar (PM) serão publicados até o fim deste mês. Mil vagas serão ofertadas para soldados combatentes da PM e 150 para o CBM, sendo 140 para soldados e 10 para cadetes.

Renan Filho também anunciou que dois concursos serão abertos até o fim do ano. Os novos certames contemplarão a área da educação, com vagas para professores de escolas em tempo integral, e a Controladoria Geral do Estado. 

O anúncio foi feito após a aprovação, pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), do projeto da Lei dos Concursos, que era apontado pelo Governo do Estado como único entrave para a publicação dos editais. Durante o pronunciamento, o secretário da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado de Alagoas (Seplag), Fabrício Santos explicou que o projeto para o certame da PM e CBM vem da Assembleia Legislativa, e será encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado, onde será feita uma análise jurídica. 

"O projeto tramita rápido aqui no Executivo. Acreditamos que até o fim do mês será publicado", afirmou. O secretário ressaltou ainda que com a Lei do Concurso, aprovada hoje pela Assembleia, o concurso terá uma redução de tempo e custo. 

A Seplag assinou, na última segunda-feira (17), o contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) para organização e realização dos certames dos concursos públicos do CBM e da PM.

De acordo com o governador, o concurso será um dos maiores para a área militar dos últimos tempos. "O concurso público, sobretudo no momento de crise, tem sido a esperança para muita gente. Por onde ando, as pessoas me perguntam e solicitam, querem que a gente publique rapidamente o edital", disse Renan. 

GazetaWeb.com