Subscribe Us


 

Polícia Civil tem aumento de mais de 70% em produtividade

Segundo dados da Assessoria Técnica de Estatística e Análise Criminal (ATEAC) da Polícia Civil, houve acréscimo de 21,57% no número de inquéritos policiais concluídos


As ações desenvolvidas pela Polícia Civil de Alagoas atingiram um percentual de 78,67% de aumento envolvendo flagrantes, inquéritos policiais (IPs), boletins de ocorrências (BO’s) e mandados de prisão em 2017, em comparação com o ano anterior, mantendo o nível de crescimento em esclarecimento de crimes, conclusão de inquéritos e outros procedimentos policiais.

Os dados foram apresentados, na tarde desta quarta-feira (26), pelo delegado Aydes Ponciano, diretor de estatística e informações da PC, na presença do delegado-geral, Paulo Cerqueira e do secretário Lima Junior, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os dados mostram que as delegacias da instituição têm se esforçado para intensificar o combate à criminalidade no Estado, seguindo as diretrizes passadas pela gestão da Polícia Civil, após a adoção de metodologia analítica da produção cartorária das unidades policiais.

Segundo dados da Assessoria Técnica de Estatística e Análise Criminal (ATEAC) da Polícia Civil, houve acréscimo de 21,57% no número de inquéritos policiais concluídos. Entre janeiro e junho de 2016 foram concluídos 3.250 IPs. Já no mesmo período de 2017 foram 3.951, o que aponta variação de 701 procedimentos finalizados a mais.

Os relatórios estatísticos mostram ainda que no primeiro semestre deste ano, foram confeccionados 2.383 termos circunstanciados e boletins de ocorrência em comparação ao ano passado quando foram 1.811 no mesmo período.

A Policia Civil de Alagoas cumpriu 697 mandados de prisão em 2016, e nestes primeiros seis meses de 2017 já atingiu a marca de 994 mandados cumpridos.

Também foi realizada análise por região verificando a produtividade das delegacias da Polícia Civil nas áreas operacionais do interior do Estado. Comparando os dados no primeiro semestre de 2016 e 2017, houve uma evolução considerável em todas as gerencias de área.

Na região 1, que abrange as unidades da capital e região metropolitana foi de 74,33%. Na região 2, Litoral Norte e Zona da Mata, o aumento da produtividade foi de 72,32% . Já na região 3, que envolve Agreste e Baixo São Francisco o aumento foi de 95,49% e por fim na região 4, Sertão de Alagoas, a produtividade foi de 84,50%. 

Para o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, os números expressam as ações que vêm sendo executadas de forma sistemática e refletem o empenho de todos os delegados, agentes e escrivães.

“Esse aumento da produtividade comprova que nossos policiais têm trabalhado com empenho, reforçando as investigações, e trazendo respostas para aqueles que foram vítimas da violência”, destacou Paulo Cerqueira.                        

Para o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior, os números sobre o desempenho da Polícia Civil refletem um trabalho que vem sendo realizado de forma conjunta e que visa melhorar os serviços prestados à população alagoana. 

"Recebo com muita felicidade estes números, pois eles demonstram à população o que já sabíamos. O delegado-geral Paulo Cerqueira está trabalhando firme com toda a Polícia Civil com a proposta de melhorar a qualidade e quantidade de inquéritos solucionados com autores. É um trabalho que foi implantado por ele a algum tempo e que agora com estatística e acompanhamento tem conseguido alcançar bons frutos", completou. 


Agência Alagoas