Subscribe Us


 

Projeto 'Música é Saúde' leva alegria para pacientes do HGE

Na manhã desta sexta-feira (21), os corredores do Hospital Geral do Estado (HGE) se transformaram em palco para músicos da banda da Polícia Militar (PM). Com direito a saxofone e instrumentos de percussão, os internos ganharam um dia de descontração.
O projeto "Música é Saúde" teve início há cerca de oito anos, por ideia de um soldado da corporação. A ação leva uma parte da banda da PM para hospitais e asilos, para tocar para os pacientes.
Participando desde a primeira edição do projeto, o sargento Micael conta que a ação ajuda a mostrar a sociedade que a polícia não é apenas para combater o crime.
"Estou desde o início e acho legal, porque trazemos um pouco de alegria a pacientes que estão acamados, mostrando que a polícia não é só combate à criminalidade. É importante também para vermos que às vezes reclamamos tanto e esses pacientes ficam tão alegres com um gesto simples. Duas, três músicas e estão agradecidos, alegres. Podemos ver que dá pra fazer alguém feliz com pouca coisa", afirmou.
Segundo a psicóloga Célia Regina Goulart, a iniciativa ajuda na recuperação de quem está internado. "É o alívio da dor, a expressão das emoções, porque a música é emoção. Com certeza, essa ação ajuda na recuperação e, além disso, ainda lembra esses pacientes da vida lá fora. Às vezes, eles estão aqui há bastante tempo e perdem essa convivência, o contato com a realidade".
Banda da PM se apresenta para pacientes do Hospital Geral do Estado
FOTO: DÁRCIO MONTEIRO

O médico Marcos Ramalho falou sobre a importância do projeto. "É tão importante que, quando uma das acompanhantes viu o que estava acontecendo, pediu para que eles viessem tocar para os pacientes dessa ala também. São pacientes que estão aqui às vezes há duas semanas, afastados das famílias. Essa inclusão é muito válida para a recuperação", contou.
Josivaldo da Conceição está internado há 21 dias, com líquido no pulmão. Para ele, a visita da banda da PM foi uma distração bem-vinda. "Eu gostei muito, porque dá uma animada, uma distraída. A gente fica aqui tanto tempo que não consegue ver nada de diferente. Agora nos alegramos".
1 / 5
Banda da Polícia Militar visita pacientes no HGE
Dárcio Monteiro



.GazetaWeb.com