Subscribe Us


 

Ataque americano deixa mortos e feridos no leste do Afeganistão

Treze civis da mesma família morreram na quarta-feira (30) em um ataque das forças americanas contra os talibãs na região leste do Afeganistão, anunciaram as autoridades locais.

As forças americanas informaram em um comunicado que estão a par de um "incidente no distrito de Puli Alam, na província de Logar, com vítimas civis potenciais" e abriram uma investigação.

Saleem Saleh, porta-voz do governador da província de Logar, afirmou que as forças dos Estados Unidos realizavam uma operação conjunta com as tropas afegãs na localidade de Dasht-e-Bari na manhã de quarta-feira quando foram atacadas por insurgentes talibãs.

"As forças estrangeiras responderam e forçaram os talibãs a procurar esconderijo em residências civis próximas. Depois solicitaram reforços aéreos, que bombardearam as casas, provocando vítimas civis", declarou Saleh à AFP.

O porta-voz anunciou o balanço de 13 civis mortos e 15 feridos.

"Todos eram membros da mesma família, incluindo mulheres e crianças", disse.

A operação também matou 12 talibãs, de acordo com Saleh.

Shahpoor Ahmadzai, porta-voz da polícia provincial, confirmou o ataque e o balanço de 13 civis mortos.

No primeiro trimestre de 2017, 1.662 pessoas morreram e mais de 3.500 ficaram feridas no Afeganistão, de acordo com números da ONU, o balanço mais elevado desde 2009, quando começaram a ser contabilizadas as mortes de civis.

GazetaWeb.com