Subscribe Us


 

Ataque terrorista em Barcelona: o que se sabe e o que falta esclarecer



Uma van foi usada para atropelar várias pessoas em La Rambla, via que fica em uma das regiões mais turísticas de Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira (17). Abaixo, veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o ataque:
Onde ocorreu o ataque?
O atropelamento ocorreu nas imediações da praça Catalunha, em La Rambla, em Barcelona, na Espanha. O jornal local "La Vanguardia" diz que o veículo atingiu vítimas ao longo de 600 metros da via (mapa abaixo).
Qual carro foi utilizado no ataque?
A segunda van relacionada ao ataque foi localizada na cidade de Vic, a cerca de 60 km ao norte de Barcelona.
Quantos suspeitos estariam envolvidos?
Testemunhas relataram à imprensa local ter visto pelo menos duas pessoas na van envolvida no atropelamento. Uma rádio local afirma que, na van, foi achado o passaporte de um cidadão espanhol morador de Melilla, cidade autônoma espanhola que fica na costa mediterrânea da África.
Um suspeito foi preso. Segundo a imprensa local, outro suspeito morreu em uma troca de tiros.
Quantos morreram e quantos ficaram feridos?
O governo de Barcelona informou que há 13 mortos e 50 feridos.
Algum suspeito foi detido?
A polícia da Catalunha confirmou que prendeu um homem chamado Driss Oukabir. Ele é apontado como o suspeito de ter alugado o veículo usado no ataque. Ele foi detido em Santa Perpetua de la Mogada, município perto de Barcelona.
Segundo o "La Vanguardia", Driss Oukabir é morador de Ripoll, a cerca de 100 km de Barcelona, e natural de Marsella.
Algum grupo terrorista reivindicou o ataque?
Segundo a agência Amaq News, o grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque em Barcelona. A informação foi repassada pelo grupo de monitoramento de atividades islamitas SITE.
Tentativa de fuga
Segundo o "El País", houve um incidente na Avenida Diagonal, uma das saídas de Barcelona. Um agente da polícia catalã foi atropelado em um ponto de controle. O suspeito morreu em uma troca de tiros com a polícia em Sant Just Desvern, município próximo a Barcelona.
Terroristas ficaram entrincheirados em restaurante?
Ao anunciar a prisão do suspeito, a polícia negou que ele tenha ficado entricheirado em um restaurante perto do tradicional mercado La Boquería, na Rambla, como havia divulgado a imprensa local.
O centro turístico foi fechado?
Não. A região foi isolada, e as estações de metrô e trem perto do local do atropelamento foram fechadas. As autoridades pedem que os moradores da cidade e os turistas evitem circular pela região.
A prefeitura suspendeu todas as atividades públicas, inclusive a tradicional festa do bairro de Gracia.
Este foi o primeiro ataque terrrorista no país?
Não. Em março de 2004, militantes islâmicos colocaram bombas em vagões de metrô em Madri. O atentado, o mais mortal da história espanhola, deixou 191 mortos e mais de 1.800 feridos.

GazetaWeb.com