Subscribe Us


 

Confira aqui como solicitar o seu seguro-desemprego

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) reforça aos trabalhadores de Maceió a necessidade de comparecer ao posto de atendimento do Sine com a documentação completa para fazer a requisição do Seguro-desemprego.

De acordo com a circular do Ministério do Trabalho, desde o ano de 2013, são exigidos obrigatoriamente os seguintes documentos para dar entrada no benefício: requerimento do seguro desemprego, termo de rescisão e homologação, 

"As pessoas ainda sentem dificuldade em trazer a documentação completa. Esses documentos são exigidos pelo Ministério do Trabalho. Caso o trabalhador não traga, então ele pode ter dificuldade em dar entrada no seguro desemprego", explicou a coordenadora de Seguro Desemprego da Semtabes, Neide Lima.

Os postos de atendimento utilizam os dados cadastrados para qualificação, intermediação de mão de obra, além de automatizados em processos do Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. "Ao mesmo tempo em que o trabalhador vem ao posto solicitar o seguro, o sistema nos habilita, através da identificação dos documentos, a dar oportunidade dele voltar para o mercado de trabalho, caso ele seja qualificado para alguma vaga disponível no posto de atendimento", reforçou a coordenadora.

Atualmente no Brasil existem cinco modalidades de entrada no seguro: seguro-desemprego formal, o doméstico, o pescador artesanal, o com ATA ou alvará judicial e o bolsa qualificação. O trabalhador que precisa dar entrada no seu Seguro-desemprego ou resolver qualquer pendência relacionada ao seguro pode comparecer ao posto de atendimento do Sine da Prefeitura, que fica na Rua Barão de Anadia, ao lado da estação ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315- 6218.

GazetaWeb.com