Subscribe Us


 

Exército em Alagoas comemora Dia do Soldado com desfile e honrarias

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) comemorou o Dia do Soldado, nesta sexta-feira (25) com uma cerimonia para selar a data com a presença de autoridades, militares e estudantes de escolas da capital.
 A solenidade aconteceu na sede do batalhão, no bairro do Farol. As homenagens seguem até o próximo domingo (27).
Na programação consta a entrega de Diploma de Amigo do Batalhão a membros da sociedade civil, diploma de colaborador Emérito do Exército, juramento à bandeira feito por alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e recrutas do serviço obrigatório. Também acontece a entrega de medalhas a militares de carreira e desfile.
Durante o evento desta manhã, o comandante do 59º Batalhão, coronel Nilton Diniz Rodrigues, bradou a frase "quem não vive para servir não serve para viver" e este foi um dos momentos emocionantes da comemoração. Segundo ele, gracas a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, "somos parte de um mesmo país".
"Duque de Caxias pacificou revoltas internas que ameaçavam dividir o Brasil em vários países menores. E todos esses militares homenageiam este homem com seus esforços para que o Brasil seja um país melhor. É preciso juramento, a sociedade necessita disso. A honra é o presente que o homem dá a si mesmo. Toda a nossa sociedade tem orgulho de saber que os soldados de Caxias têm orgulho em cumprir a missão, mesmo sacrificando suas vidas", disse o comandante
Entre as ações da programação estão previstas visitas de crianças de várias escolas à sede do Batalhão, apresentação da banda do Exército nos shoppings centers e na orla da capital, além de exposição de materiais militares.
Neste sábado acontece a corrida Duque de Caxias com largada no Memorial à República, marcada para as 9h.
Soldados recebem homenagens durante solenidade 
FOTO: DÁRCIO MONTEIRO


HOMENAGEADOS
  • Jose Rafael da Silva - colaborou efetivamente com o 59º BIMtz por ocasião das enchentes que assolaram Alagoas no primeiro semestre e particularmente na cidade de Marechal Deodoro, cedendo uma estrutura de sua empresa para o acantonamento dos militares, deixando assim de receber recursos por suas atividades neste período.

  • Ademir dos Santos - colaborou na instrução de qualificação para todo o efetivo incorporado em 2017, por ocasião da Operação Rotores. A atividade teve como objetivo o adestramento das tripulações em operações aeromóveis em alguns municípios alagoanos, em especial na Barra de Santo Antônio, junto ao 1º batalhão de aviação do exército (BavEx);

  • Juiz João Dirceu Soares de Moraes -  aluno do NPOR, turma de 1982, convocado como oficial em janeiro de 84 ate marco de 90. Promovido a 1° tenente e capitão; comandante do Pelopes em 84 e 85; auxiliar do instrutor chefe do NPOR nas turmas de 85 a 88; chefe da 1° seção em 89 e 90. Participou com o 59 batalho nas eleições de 2016, na cidade de Mata Grande.

Medalha Moacir Teotônio dos Santos
A medalha Moacir Teotônio dos Santos destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Forca Aérea Brasileira e das Forcas Auxiliares, bem como suas Organizações Militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército. 
CONFIRA GALERIA DE FOTOS DA SOLENIDADE:


GazetaWeb.com

1 / 17