Subscribe Us


 

Pesquisadores editam DNA de embrião e evitam doença hereditária

Uma equipe internacional de cientistas anunciou uma experiência que abriu a ciência para um universo novo, desafiador e muito delicado.

É um daqueles avanços que fazem parecer que a realidade encontrou a ficção científica: curar uma doença antes que ela exista, manipulando o código genético de alguém que ainda nem nasceu.

Os cientistas trabalharam com um caso real: uma doença cardíaca hereditária que pode causar a morte súbita. A chamada cardiomiopatia hipertrófica pode passar de geração em geração por uma mutação de um gene do DNA.

Nos laboratório, os cientistas conseguiram, no momento da fecundação, editar o DNA do embrião, trocando a parte que daria problema e todas as células passaram a se dividir sem a mutação.

Esse embrião se tornaria uma pessoa livre da doença, assim como os seus filhos, netos, bisnetos: um avanço revolucionário. E, no futuro, a técnica pode vir a ser aplicada em milhares de doenças causadas por mutações genéticas, inclusive alguns tipos de câncer de mama ou de ovário.

Mas o avanço vem carregado de questionamentos. No DNA, o gene que causaria a doença foi trocado pelos os cientistas. Mas, com essa técnica também dá para trocar um outro gene, por exemplo, o responsável pela cor dos olhos da pessoa. Quer dizer, editando diferentes pontos do DNA daria para projetar bebês.

Essas pesquisas genéticas têm que continuar sendo, por lei, só pesquisas. É proibido, nos Estados Unidos, que um embrião geneticamente modificado seja colocado em um útero para dar origem a um bebê. Até essas pesquisas só foram liberadas muito recentemente, no começo de 2017. No Brasil, por exemplo, elas continuam sendo proibidas.

"Eu defendo é que se façam pesquisas, a gente precisa fazer muita pesquisa para ter segurança, certeza que, no momento que você vai editar um gene, é só aquele gene. Você não vai alterar outros genes que não têm nada a ver com o problema", afirmou a diretora do Centro do Genoma Humano (USP), Mayana Zatz.

GazetaWeb.com