Subscribe Us


 

Reitor da Uneal diz que Lula merece honraria, apesar de polêmica e ameaça

Em entrevista à Folha de São Paulo nesta quarta-feira (16), o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Jairo José Campos defendeu que o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, condenado recentemente a 9,5 anos de prisão no caso do Triplex, merece o título Doutor Honoris Causa que receberá da instituição no próximo dia 23, durante passagem por Alagoas. O reitor revelou que recebeu a ameaça de morte em uma ligação e que descartou o reforço na segurança por acreditar que o fato não passou de "paixão política".

De acordo com Jairo, assim que a Uneal divulgou que o petista receberia a homenagem, nas redes sociais e no meio acadêmico o assunto virou polêmica. 

"Até aí tudo bem, porque é natural do processo democrático a discussão sobre isso", justificou. Contudo, segundo Jairo Campo, a situação evoluiu quando telefonaram e relataram que se ele entregasse o título, no outro dia ele seria um homem morto.

"Fiz um boletim de ocorrência e comuniquei ao governador Renan e à Secretaria de Segurança Pública. Eles ofereceram apoio policial, mas eu disse que não era necessário. Prefiro acreditar que a ameaça foi só uma coisa de paixão política. Um reflexo dessa onda conservadora, de ódio, que o país está vivendo", acrescentou o reitor. O governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros devem recepcionar o ex-presidente Lula durante cumprimento de agenda em Alagoas a partir do dia 22.

Na entrevista à Folha, Jairo Campos lembra ainda que a Uneal aprovou o título ao ex-presidente Lula no ano de 2011. "Período em que vivíamos o frescor da democratização do ensino público e das políticas voltadas para os mais pobres. Na época, não conseguimos marcar uma data para entrega. Vamos fazer agora que ele vem a Alagoas, respeitando uma decisão colegiada da universidade. Preferi respeitar a decisão, mesmo que ela venha a ser contestada depois", frisou.

GazetaWeb.com