Subscribe Us


 

Mais uma baleia Jubarte encalha morta em praia da Barra de São Miguel




























Mais uma baleia Jubarte encalhou no litoral alagoano, na manhã desta segunda-feira (04), na foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel. Equipes do Instituto Biota de Conservação foram ao local para detectar as causas do encalhe. Desta vez, o animal não resistiu ficar fora d'água e morreu.

Este é o sétimo encalhe de Jubarte registrado em menos de dois meses. O mais recente tinha acontecido no final do mês de agosto, em São Miguel dos Milagres. 

Recentemente a bióloga Waltyane Tenório explicou que uma série de fatores está sendo investigada sobre as causas dos encalhes ocorridos no Brasil nestes últimos meses. Ela destaca que a hipótese que vem sendo muito debatida é a influência das mudanças climáticas.

"O aquecimento global tem alterado a disponibilidade de krill - um pequeno crustáceo que é o alimento da espécie - na Antártica. Isso pode fazer com que os animais cheguem no Brasil mais fracos, já que não tiveram muito alimento. E as fêmeas, por estarem mais fracas, não conseguem amamentar e cuidar dos filhotes", esclareceu.


GazetaWeb.com