Subscribe Us


 

Prefeitura de Delmiro Gouveia recebe termo de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico


Durante a tarde dessa terça-feira (26), o prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, e o vice-prefeito Gabriel Varjão, estiveram recebendo o termo de compromisso para a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico entre a Prefeitura de Delmiro Gouveia e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A iniciativa tem como objetivo ampliar de 19% para 40% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município de Delmiro Gouveia, assim como saltar de 35% para 70% na capital e deixar 100% dos serviços contratados.

As medidas integram o Programa Estadual de Esgotamento Sanitário, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que tem investido mais de R$ 50 milhões em políticas de saneamento em cidades ribeirinhas.

Os investimentos que serão feitos são frutos de convênios com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Os sistemas são compostos por redes coletoras (tubulações que passam pelas residências); estações elevatórias (responsáveis pelo bombeamento do esgoto de áreas mais baixas para o ponto mais alto); e estação de tratamento.

Todos eles adotam modelo que possibilita mais de 90% de despoluição do esgoto recebido, o que contribui para a revitalização da bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

Prefeitura de Delmiro Gouveia, cuidando da nossa gente!