Subscribe Us


 

Presidente do Detran anuncia vinda do Ministro da Transparência a Alagoas

Os recentes casos de acidentes envolvendo transportes escolares em Alagoas fizeram com que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) propusesse a criação de um convênio junto à órgãos federais para a regularização do transporte no estado. Para isso, o diretor-presidente do órgão Antônio Carlos Gouveia anunciou, na tarde desta terça-feira (5), durante entrevista à Rádio Gazeta, a vinda do ministro da Transparência e Controladoria da União, Wagner Rosário, no próximo dia 26, para a assinatura do programa inédito no país.
De acordo com o presidente do Detran, a vinda do ministro fará parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, e a assinatura do convênio também contará com a presença do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público da União (MPU), além de órgãos estaduais de fiscalização. Segundo ele, o objetivo é regulamentar o transporte de estudantes a fim de evitar que novos acidentes aconteçam no estado.
"Temos uma frota de cerca de 1.200 ônibus que são utilizados para o transporte de estudantes em Alagoas, mas muitos desses veículos possuem mais de 20 anos de uso, o que é contra a legislação, que determina um prazo de até 15 anos. Ou seja, grande parte da frota está ultrapassada e outro fator que agrava mais ainda é que a maioria dos motoristas não possuem a categoria necessária para dirigir ônibus", contou.
De acordo com Antônio Carlos Gouveia, um dos papéis deste convênio será o de capacitar os motoristas em um curso de 40 horas, assim como conceder um prazo para que os prefeitos possam renovar a frota.
"Não podemos ser irresponsáveis e impor que a regulamentação aconteça da noite para o dia e as crianças fiquem sem transporte para ir à Escola. Estamos deixando tudo amarrado para que o processo aconteça sem prejuízos para nenhuma das partes", explicou.
Ônibus com estudantes tombou em estrada de Craíbas 
FOTO: CORTESIA

Superlotação
Na manhã dessa segunda-feira (4), um ônibus escolar tombou no município de Craíbas e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo estava transportando aproximadamente 70 pessoas, entre crianças e adultos. 
Sobre a fiscalização de superlotação, o diretor-presidente explicou que o secretário de Segurança Pública (SSP), coronel Lima Júnior, confirmou que irá disponibilizar mil policiais militares para atuarem, também, como agentes de trânsito. Isso, segundo ele, servirá para realizar blitze surpresas no interior e na capital, para coibir qualquer tipo de excesso de passageiros, assim como a criminalidade. Inclusive, com a participação também de equipes da Lei Seca.

GazetaWeb.com