Subscribe Us


 

Rezoneamento: TSE determina e Alagoas vai extinguir 13 zonas eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em ofício encaminhado na última quinta-feira (14), determinou que o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) dê sequência à implementação do planejamento relativo ao rezoneamento, extinguindo 13 das 50 zonas eleitorais do interior. Na próxima semana, o regional alagoano publicará uma Resolução com as definições acerca do tema.

Em agosto, o TRE/AL apresentou ao TSE um estudo complexo e detalhado sobre o rezoneamento local e, na tentativa de não extinguir nenhuma zona eleitoral, o desembargador José Carlos Malta Marques, presidente da Corte Eleitoral alagoana, e membros da bancada federal e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), se reuniram com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

"Tentamos de todas as formas mostrar ao TSE que a extinção destas zonas eleitorais nos traria muito mais prejuízos que benefícios, inclusive solicitamos o apoio de senadores, deputados federais e vereadores para sensibilizarmos o ministro Gilmar Mendes, porém não obtivemos êxito. Agora nos resta cumprir o que foi determinado, buscando minimizar os danos aos eleitores alagoanos", lamentou o desembargador José Carlos Malta Marques.

Serão extintas em decorrência do rezoneamento a 4ª Zona Eleitoral - Anadia, a 23ª Zona Eleitoral - Capela, a 24ª Zona Eleitoral - Colônia Leopoldina, a 25ª Zona Eleitoral - Maragogi, a 30ª Zona Eleitoral - Igreja Nova, a 32ª Zona Eleitoral - Piranhas, a 35ª Zona Eleitoral - Junqueiro, a 36ª Zona Eleitoral - Limoeiro de Anadia, a 38ª Zona Eleitoral - Piaçabuçu, a 41ª Zona Eleitoral - Santa Luzia do Norte, a 42ª Zona Eleitoral - Olho D'Água das Flores, a 43ª Zona Eleitoral - Maribondo e a 52ª Zona Eleitoral - Matriz de Camaragibe.

GazetaWeb.com