Subscribe Us


 

Barbosa defende articulação entre estado e municípios para melhorar educação

O governador em exercício Luciano Barbosa (PMDB) defendeu, nesta terça-feira (24), uma maior articulação entre estado e municípios para melhorar os índices de educação em Alagoas. Barbosa comentou a realização da Prova Brasil, que acontece até o dia 3 de novembro, em escolas da rede pública.

"A Prova Brasil mede o nível da educação na sala de aula e vai indicando o caminho que a secretaria tem que percorrer para melhorar a qualidade da educação produzida na escola. Por isso, nós lançamos o programa Escola 10 e intensificamos a articulação entre estado e municípios", explicou o secretário à TV Gazeta de Alagoas.

De acordo com ele, antes dos alunos se submeterem à prova Brasil, eles participaram de dois simulados, com o objetivo de medir a qualidade do ensino. "Na primeira prova, nós tomamos um susto. A nota era muito baixa para o que pretendíamos. Então, chamamos os prefeitos e criamos uma articulação. Era preciso contar com a participação dos municípios, mais efetiva. Tivemos, dessa forma, uma melhora substancial no resultado".

Luciano Barbosa ressalta que a iniciativa tem começado a dar resultados. "Pela primeira vez, a prova está sendo comentada por toda a sociedade. Os professores abraçaram a causa. Houve uma articulação. São cerca de 100 mil alunos, de 968 escolas municipais e estaduais, que participam desse processo", explica Barbosa.

Além da articulação, a criação de escolas em tempo integral também é apontada como um fator que favorece o desempenho dos estudantes durante o processo. "A escola em tempo integral leva para dentro da escola as políticas públicas. O aluno escreve a sua própria história e passa a ter acesso a políticas públicas de lazer, de cultura, de esporte. Ele vira um sujeito mais inteiro e cria uma relação de identidade com a escola".

E completa: "Às vezes, não é a estrutura que se sonha. Hoje são 35 escolas em tempo integral no estado. No começo do próximo ano, serão 50 escolas. Nós construímos 38 ginásios de esportes. É importante investir, e investir corretamente. Impactar a vida do estudante. A gente tem que priorizar aquilo que possa impactar melhor".

GazetaWeb.com