Subscribe Us


 

Escolas públicas das redes estadual e municipais em Alagoas começam a fazer a Prova Brasil

Em Alagoas, 111 mil alunos participam da avaliação, a ser realizada até 3 de novembro

Em todo o Brasil, milhões de estudantes dos 5º e/ou 9º anos do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio, começaram a fazer, nessa segunda-feira (23), a Prova Brasil. Em Alagoas, 111 mil alunos participam da avaliação, a ser realizada até 3 de novembro, de acordo com o agendamento prévio.

A Escola Estadual José Vitorino da Rocha, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), foi uma das primeiras a aplicar o exame, que tem como objetivo avaliar os alunos, inclusive para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), respondendo questões de Língua Portuguesa e Matemática.

O governador em exercício, Luciano Barbosa, visitou a unidade durante a aplicação da Prova Brasil. Ele aproveitou a oportunidade para conversar com os alunos e saber como foi o teste nacional.

“Temos visto a mobilização dentro das escolas, através do empenho dos nossos alunos e professores. Está sendo realizado um trabalho muito intenso, não só do Estado, mas dos municípios também. Estou com uma expectativa muito positiva que vamos realizar uma boa avaliação. Os alunos saíram de sala comentando a prova, e isto é delicioso, pois são crianças que estão participando do primeiro teste mais intenso. Foi criada uma expectativa muito grande em torno deles, e eles entram na avaliação como verdadeiros atletas, vestindo a bandeira de Alagoas”, relata o governador em exercício.

Integração - Para a secretária interina Laura Souza, que está respondendo pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as ações do Programa Escola 10, que integra as redes de ensino do município com o estado, foram essenciais para a preparação dos alunos.

“Este ano de 2017 nós fizemos um trabalho muito intenso de preparação para a Prova Brasil, e foi muito importante o regime de colaboração entre o Estado e municípios. Nós promovemos a realização de duas avaliações externas, que tem como objetivo mostrar os resultados em Língua Portuguesa e Matemática, para identificar as principais deficiências. Também reproduzimos um material didático específico para preparar as crianças nos 5º e 9º anos”, explica a secretária interina.

A secretária comenta ainda que, dentre as ações do programa, uma das mais importantes foram as atividades voltadas aos Laboratórios de Aprendizagens (LAPs), que aumentam o alcance do ensino e corrige as deficiências de aprendizagens durante o ano letivo, evitando a reprovação.

“Outra ação importante foi intensificar as ações pedagógicas e a formação em serviço, colocando nas escolas um articulador de ensino, que é um profissional que soma as ações dos diretores e coordenadores, além de preparar o material didático utilizado pelo aluno. Acredito que esses acompanhamentos terão um impacto muito positivo”, avalia a secretária Laura Souza.

Preparados - Beatriz da Silva Machado, aluna do 5º ano da Escola Vitorino da Rocha, é uma dos mais de 100 estudantes que participam da prova nesta segunda-feira, na unidade. Para ela, a prova estava fácil e o acompanhamento dos professores e educadores foi essencial para deixar os alunos mais preparados.

“Achei a prova muito fácil. Os professores explicaram como é que a prova deveria ser feita e eu estudei bastante, tudo isso facilitou na hora de responder. Gostei mais das questões de Matemática, pois tenho mais afinidade”, diz Beatriz.

A aluna Íris Michelly Santiago da Silva também participou da avaliação. Ela relata que, apesar de ter estranhado algumas questões de interpretação, não teve dificuldades em responder as alternativas.

“Algumas questões estavam um pouco diferentes das que a gente responde em sala de aula, mas, mesmo assim, estavam fáceis. A explicação dos professores, dias antes, deixou tudo mais fácil”, afirma Íris. 

Agência Alagoas