Subscribe Us


 

Gestores da rede estadual destacam iniciativas para o combate à evasão escolar

Unidades de ensino da rede estadual têm promovido diversas ações de combate à evasão escolar

Lugar de aluno é na sala de aula. Para evitar que jovens abandonem seus estudos e, consequentemente, possam vislumbrar um futuro melhor, escolas da rede estadual têm promovido diversas ações  de combate à evasão escolar.

É o caso da Escola Estadual de Coité das Pinhas, na zona rural de Igaci, onde o diretor Josenildo Gomes vai de cavalo até as residências dos alunos faltosos no intuito de descobrir o motivo de sua ausência em sala de aula. A iniciativa do gestor, que faz questão de conversar com os estudantes e seus familiares, tem tido resultados positivos e foi destaque na mídia alagoana, em reportagem exibida pela TV Gazeta, na terça-feira (3).


“O período entre maio e julho é o mais crítico, pois é quando os alunos começam a procurar trabalho, alguns chegando até a migrar para outros estados. Por isso, ficamos atentos a nossa frequência escolar e fazemos questão de verificar caso a caso. Quando conversamos com os estudantes e seus familiares, percebemos que, muitas vezes, eles tomaram essa decisão por falta de uma orientação. E quando conseguimos conscientizá-los da importância dos estudos e eles decidem voltar a estudar, é algo gratificante”, contou Josenildo à reportagem.

Outra iniciativa de resgate de alunos evadidos foi da Escola Estadual Miran Marroquim, localizada na comunidade das Piabas, no bairro do Jacintinho. A gestora Lidiana Gomes Costa conseguiu trazer de volta à unidade de ensino cerca de 90% dos estudantes graças ao estreitamento do relacionamento com os pais.

“Identificamos os alunos faltosos e começamos a ligar para os responsáveis e a maioria não sabia das faltas. Após a ação, conseguimos também aproximar os mais pais da escola, o que é muito importante, além do apoio do Conselho Tutelar. Hoje temos muitos alunos transferidos, pois a família ganha casa em outros bairros, mas evadidos não”, comemora Lidiana.



DIA D da família na escola
De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maridalva Campos, a redução da evasão escolar melhora o desempenho e corrige o fluxo, fazendo com que o estudante conclua seus estudos na idade certa. Além da busca ativa realizada pela escola, o apoio e integração da família na escola tem merecido destaque.


“Em várias escolas da capital e do interior felizmente temos observado exemplos positivos neste sentido. E dia 11 faremos o dia D da família na escola, uma grande mobilização em grande parte das unidades de ensino, para mostrar a importância desta integração em busca de um futuro melhor para nossas crianças”, declara Maridalva.


Agência Alagoas