Subscribe Us


 

Governador participa de missa e exalta exemplo de vida de Frei Damião

Missa pelo aniversário de nascimento do Frei Damião reúne milhares de fiéis todos os anos em Palmeira dos Índios

Milhares de fiéis participaram, na tarde deste domingo (5), da missa em homenagem ao aniversário de nascimento de Frei Damião, realizada no distrito de Canafístula de Frei Damião, Palmeira dos Índios. O governador Renan Filho prestigiou a celebração religiosa.

"Fiquei muito feliz de vir a Palmeira dos Índios, a Canafístula de Frei Damião, onde pude renovar as esperanças, impulsionado pela fé do povo alagoano e do povo nordestino, que vem aqui para celebrar o aniversário de Frei Damião, uma figura religiosa muito forte em sua bondade, em seu exemplo de vida e na sua forma simples de viver", disse o governador.
Frei Damião, nascido Pio Giannotti, foi um frade italiano radicado no Brasil, integrante da Ordem dos Capuchinhos. Durante 66 anos, peregrinou por diversas cidades do Nordeste brasileiro. Nasceu em 5 de novembro 1898, em Bozzano, na Toscana, e faleceu em 31 de maio de 1997, aos 98 anos de idade.

Todos os anos, milhares de fiéis, procedentes de vários municípios alagoanos, e até de outros Estados, comparecem a Canafístula para rezar e agradecer ao religioso por graças alcançadas. Muitos o consideram santo e, enquanto esteve vivo, sucessor de Padre Cícero.

"Lembro dele quando eu ainda era criança lá em Olivença. Naquele ano, estava uma seca muito grande no Sertão e só com a presença dele as nuvens ficaram carregadas e choveu", recorda dona Maria José dos Santos, 79 anos, que hoje mora em Teotônio Vilela.
"Eu já perdi a quantidade de vezes em que estive aqui em Canafístula de Frei Damião. Só para Juazeiro do Padre Cícero já viajei 56 vezes. Teve ano de eu ir quatro vezes", disse a devota.

Renan Filho esteve acompanhado pelos secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. Eles foram recebidos pelo prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, e pelo ex-deputado federal Antônio Ferreira, presidente da Associação Beneficente Frei Damião.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, o deputado estadual Edval Gaia e o prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó, também prestigiaram a celebração. Este ano, a prefeitura apoiou a realização do evento religioso.

Agência Alagoas