Subscribe Us


 

Secretário Luciano Barbosa visita escolas no Alto Sertão de Alagoas

No Sertão, Secretário Luciano Barbosa estreita relações com os estudantes, explicando para eles a importância de permanecer em sala de aula e ser protagonista do próprio destino

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, visitou, na quarta-feira (22), três escolas do Alto Sertão de Alagoas. Durante a visita, os sertanejos elogiaram a participação ativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nas ações das unidades escolares da região.  A visita antecedeu a programação da pasta no Governo Presente nesta quinta e sexta-feira (23 e 24).


Na ocasião, Barbosa visitou as escolas Luiz Augusto Azevedo de Menezes; Watson Clementino de Gusmão Silva; ambas em Delmiro Gouveia; além da Rubens Nunes de Oliveira e Nezinho Pereira,  localizadas em Inhapi.



O titular da pasta estadual da Educação aproveitou a oportunidade para estreitar as relações com os estudantes, explicando para eles a importância de permanecer em sala de aula e ser protagonista do próprio destino.



“Eu não vim de uma realidade muito diferente da de vocês. Não nasci em berço de ouro e tudo que eu consegui na minha vida foi por meio do caminho da educação. É importante que vocês permaneçam em sala de aula, mesmo que o pai ou a mãe peça para trabalhar. É um sacrifício, mas os pais de vocês vão ficar orgulhosos e vão perceber quantas portas a mais serão abertas pelo estudo. Dentro da escola, o crescimento é muito maior, e vocês têm que entender que são do tamanho dos seus sonhos”, afirmou Barbosa.



De acordo com Ana Márcia Ribeiro, gestora da Luiz Augusto, a visita do secretário Luciano se tornou recorrente aos municípios, fazendo os sertanejos se sentirem mais próximos do Estado. 



“Essas visitas fazem com que nos sintamos mais próximos do Governo. Além disso, nós temos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos  e  a educação de qualidade que é feita na região”, diz. 


Diálogo com estudantes

Ainda na Escola Luiz Augusto, o gestor da Educação estadual foi surpreendido pelo empenho e atitude do estudante Rodrigo Rodrigues Vieira, de 16 anos. Autista, ele explica que continua estudando e enfrentando barreiras para fornecer condições melhores paras as pessoas que se encontram nas mesmas condições que ele.


“Eu pretendo fazer um projeto, não só para a minha escola, mas para todos os autistas e pessoas que têm Síndrome de Down. Eu perdi minha irmã, com apenas sete dias de vida, para a síndrome. Quero que as pessoas, independentemente de ter dinheiro ou não, possam ter qualidade de vida”, conta Vieira.




Já na Escola Estadual de Ensino Integral Watson Clementino, os estudantes Erik Sandes da Silva, José Danilo da Silva Leite, Ruan e Raul Marçal Vieira dos Santos, sentaram à mesa para almoçar e conversar com o secretário Luciano Barbosa.


Eles aproveitaram a oportunidade para elogiar o ensino da unidade. "O ensino está muito legal. Gosto muito das aulas e da biblioteca, pois lá podemos ler os livros e ir à sala de jogos. Achei muito bom o secretário almoçar conosco", conta.

Recuperação

Em Inhapi, foi a vez da Escola Estadual Rubens Nunes de Oliveira, fundada em 1986, e que foi reformada. Na atual gestão, a unidade recebeu serviços como pintura, reestruturação das salas de aula, aumento no muro do prédio, troca de piso, forros e todas as salas, além de biblioteca, laboratório de informática, cozinha, refeitório.


Os serviços beneficiaram 562 estudantes, do 6ª ano do ensino fundamental a 2ª série do ensino médio. O diretor José Alves também comemora a atenção do Governo do Estado com a região.

“Estamos muito felizes. A realidade é que depois da reforma, a comunidade fica ansiosa perguntando pelo número de vagas disponíveis para o próximo ano. Aumentou a procura de alunos interessados em estudar na unidade, que vai ofertar no próximo ano a 3ª série do ensino médio. Quanto à quadra poliesportiva, a previsão de entrega é para o mês de junho e terá parceria com outra escola estadual que também passa por reformas, a Escola Estadual Nezinho Pereira, o que irá promover integração entre os estudantes das escolas”, declarou Alves.



Governo Presente

Entre os dias 23 e 24 de novembro, a Secretaria de Estado da Educação realiza as suas ações durante a 8ª edição do Governo Presente, desta vez, no Alto Sertão alagoano. Entre os municípios que receberão as ações da Seduc estão Piranhas, Mata Grande, Canapi, Olho D'Água do Casado, Água Branca e Pariconha.
Confira o cronograma:
23/11
Entrega da reforma da 11ª Gerência Regional de Educação (Piranhas)
Inauguração de escola (Mata Grande)
Visita à escola (Canapi)
Visita à escola (Olho D'Água do Casado)

24/11
Entrega da reforma da Escola Monsenhor Sebastião Alves Bezerra (Água Branca)
Inauguração da escola indígena (Pariconha)


Agência Alagoas