Subscribe Us


 

Força Tarefa auxilia na redução de crimes em Alagoas do Litoral ao Sertão

Estrategicamente posicionada, Força Tarefa avança por Alagoas e já atua em toda a área da Grande Maceió e vários municípios no Sertão, Agreste e Litoral

Lançada em março deste ano, a Força Tarefa avança por Alagoas e já atua em toda a área da Grande Maceió e vários municípios no Sertão, Agreste e Litoral. Estrategicamente posicionadas em áreas críticas, as equipes desenvolvem o patrulhamento preventivo e ostensivo diariamente em turnos diferenciados.


Durante a 8ª Edição do Governo Presente, os municípios de Delmiro Gouveia e Mata Grande receberam o incremento do policiamento da Força Tarefa. Três novas viaturas foram entregues pelo governador Renan Filho e pelo secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior.


A região sertaneja, sob o Comando de Policiamento do Interior Área Um, já conta com viaturas da Força Tarefa nos municípios de Ouro Branco e São José da Tapera.  Por se tratar de uma região que faz fronteira com os Estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, o reforço no policiamento é importante para manter a redução de crimes, como assalto a banco e tráfico de drogas, além combater roubos e outros delitos cometidos na região.


“Essa região foi alvo de roubos a banco e isso deixou a população temerosa e aumenta nossa responsabilidade em inibir qualquer prática delituosa”, declarou o comandante do policiamento da região, coronel Walter do Valle.


Do Valle destaca ainda que as ações realizadas pela Segurança Pública na região mostram resultados e redução de vários índices. Para ele, a expectativa é de que com o incremento da tropa, a sensação de segurança seja sentida cada vez mais pela população.


“É uma área grande e complicada, mas com as ações que vêm sendo realizadas pelo 7° Batalhão, comandado pelo coronel Genival, e pelo 8° Batalhão, comandado pelo Major Anaximandro, nós tivemos um resgate dessa diminuição da violência. Tenho certeza de que aqui na área do 9° Batalhão com a criação do Cisp em Mata Grande teremos uma nova pujança, com diminuição da criminalidade. E com a Força Tarefa vamos focar em roubos, já que o trabalho é ostensivo. Tenho certeza de que aqui em Delmiro Gouveia e em Mata Grande teremos grandes resultados”, afirmou.


As viaturas também se deslocam para outros municípios da região quando há necessidade de reforço policial.


“Estamos com as equipes no município de Batalha desde a morte do vereador ‘Neguinho Boaideiro’, auxiliando as guarnições locais para manter a tranquilidade da população. Com a implantação da Força Tarefa, ganhamos muito em prevenção e isto se reverte numa maior sensação de segurança para os municípios”, declarou do Valle.


Grande Maceió emprega efetivo em áreas críticas


A Polícia Militar emprega cerca de 40 viaturas no meio da semana e aproximadamente 50 veículos no fim de semana, totalizando um efeito em torno de 150 homens e mulheres que são voluntários e remunerados para este trabalho duramente suas folgas.


Na Grande Maceió, as “amarelinhas”, como já são conhecidas popularmente, trabalham integradas com as demais guarnições das áreas do 1º, 4º e 5º Batalhões de Polícia Militar (BPM), atuando nos bairros maceioenses, e do 8º Batalhão de Polícia, que também abrange os municípios de Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar.


A Força Tarefa se faz presente também na área da 3ª Companhia Independente (Cia/Ind), que cobre os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio; e na área da 5ª Companhia com patrulhamento nos municípios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.


Além destas equipes, guarnições de batalhões especializados, como Bope, Radiopatrulha, Batalhão Ambiental, Batalhão Escolar e Batalhão de Transito reforçam as ações de segurança, por meio da Força Tarefa, com estratégias próprias de suas atuações, a exemplo do Batalhão Ambiental que tem realizado a Força Tarefa aquática e do Batalhão Escolar com abordagens nas instituições de ensino.


De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel José Cícero Silva, o retorno é positivo, com destaque para a diminuição de ocorrências de roubo em coletivos. “O Batalhão de Trânsito vem intensificando as abordagens nos coletivos e isto tem inibido a ação de infratores, concedendo mais segurança para o usuário, motorista e agente de bordo”, ressaltou Silva, ao informar que a partir de dezembro a Força Tarefa se estenderá no entorno do Centro de Maceió para reforçar a segurança dos transeuntes neste mês de compras de fim de ano.

Segundo o subcomandante do CPC, guarnições da Força Tarefa em Maceió têm feito patrulhamento também nos horários de entrada e saída de estudantes nas imediações de escolas e faculdades, e há também um reforço na orla da capital devido à alta temporada do turismo.


Agreste registra redução de roubos de veículos e a transeuntes


Os municípios que compreendem o Comando de Policiamento do Interior Área Dois, no Agreste alagoano e parte da Zona da Mata, concentram a Força Tarefa nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e Atalaia. Ao todo, são empregadas 22 viaturas, totalizando um efetivo de mais 66 policiais em ação integrada com as demais guarnições.

Segundo o subcomandante da Área Dois, tenente-coronel Roberto Valle, o incremento das viaturas contribuiu, principalmente, para a redução de roubos a veículos e pessoas e homicídios. Os militares empregados rondam diariamente nas áreas críticas em horários alternados, auxiliando também as guarnições locais.


Conforme dados do Comando da Área Dois, só em Penedo houve redução de 70% nas ocorrências. Em Arapiraca, desde a implantação da Força Tarefa, a incidência de roubo à pessoa e veículo caiu em 35%. No município de Atalaia também houve redução e desde que as “amarelinhas” passaram a circular pela cidade não se registra roubo a estabelecimentos comerciais.


“A Força Tarefa tem contribuído para diminuir os índices de violência e tem aproximado o cidadão de bem à Polícia Militar”, ressaltou Valle.



Litoral e Zona da Mata contam com Força Tarefa


No avanço para o interior do Estado, a Força Tarefa atua em três áreas de Comando do Interior. A Área Três compreende municípios do 2º e 6º Batalhões de Polícia. 
No litoral abrange os municípios de Maragogi, São Luís do Quitunde e Porto Calvo, onde há um incremento de mais quatro viaturas, que fazem rondas junto às demais equipes, aumentando a sensação de segurança para os moradores.


Na Zona da Mata há um reforço de sete viaturas cobrindo a área do 2º BPM, que contrmpla União dos Palmares, São José da Lage e Murici.



Segundo o comandante de Policiamento de Área do Interior nessa região, coronel Claudivan Albuquerque, a Força Tarefa tem alcançado localidades de difícil acesso e, normalmente, se desloca para a rota ecológica.

“Durante o dia, devido ao fluxo de turistas, as viaturas rondam pelos municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe, fortalecendo o policiamento local. Devido às viaturas serem de grande porte, isto tem facilitado o patrulhamento na zona rural, além de ser um apoio logístico e de segurança para os demais companheiros das outras guarnições”, explicou Albuquerque.

 Agência Alagoas