Subscribe Us


 

Alagoas terá até março sistema de alerta de desastres naturais via SMS




Alagoas será um dos estados a ganhar, até março, um sistema de alerta de desastres naturais via SMS para ajudar na prevenção de desastres naturais. O serviço começa a funcionar nas regiões Norte e Nordeste no dia 26 de fevereiro e a previsão inicial é de que no próximo mês esteja operando em todo o Brasil.

Na segunda-feira (19), ele entra em operação no Distrito Federal, em Mato Grosso e no Tocantins. Coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo diz que não há data específica para que o sistema comece a operar em Alagoas. "Mas acredito que até meados de março já estejamos utilizando o alerta de SMS", aponta.

Criado no início do ano passado e já funcionando no Sul, o serviço de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais e perigo de deslizamentos de terra manda mensagens de texto (SMS) para os celulares da população em caso de iminência de desastres naturais.

Programa comandado pelo governo federal, o envio das mensagens será de responsabilidade a cargo do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e das Defesas Civis estaduais e municipais. 

"Ele funciona a partir do momento em que a Defesa Civil recebe a possibilidade de uma ocorrência em determinadas áreas, como por exemplo que vai chover tantos milímetros e esse volume ocasionaria risco à população. Vamos informar se o risco é pequeno, médio ou alto, dando tempo de a população sair do local caso seja necessário".

Como será?

Para receber os alertas, é preciso que a pessoa que estiver em uma das localidades atendidas se cadastre, mesmo não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local. De acordo com o SindiTelebrasil, cerca de 2,3 milhões de cidadãos já se cadastraram, e 43 milhões de SMSs foram encaminhados. 

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem informando que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço.

Major Moisés ressalta a importância do sistema. "Salvar pela prevenção é o maior objetivo da Defesa Civil tanto de Alagoas quanto do Brasil. Esse sistema serve justamente para isso, para que as pessoas possam sair de áreas de risco", afirma o coordenador do órgão no Estado. 

Ele lembra um esquema parecido utilizado durante as enchentes de 2017. "Na enchente de 2017 colocamos em prática um sistema nosso e lançamos alertas que ajudaram a tirar a população mesmo antes de a água vir e, felizmente, não tivemos nenhuma morte no interior". 

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser usado no Japão a partir de 2007. Atualmente, funciona em mais de 20 países e, no Brasil, já opera em Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Logo após, virão Bahia, Sergipe e Alagoas, seguidos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O sétimo agrupamento inclui Ceará, Piauí e Maranhão; e o oitavo, Pará, Amapá e Acre. Para finalizar, Amazonas, Rondônia e Roraima. A previsão é que no primeiro trimestre de 2018 o sistema esteja disponível em todo o país.

Fonte: GazetaWeb