Subscribe Us


 

Hidrelétrica de Xingó mais que triplica vazão após blecaute




A Superintendência de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) comunicou, nesta quinta-feira (22), que elevou a geração de energia das usinas, a partir da Hidrelétrica de Xingó, instaladas no Rio São Francisco, em razão do blecaute registrado nas regiões Norte e Nordeste do país, nessa quarta-feira.

De acordo com o comunicado, a elevação na vazão do São Francisco se fez necessária para a recomposição do sistema elétrico, em consequência do desligamento registrado às 15h48 dessa quarta.

Com isso, a vazão mais que triplicou, pois, saiu de 550 metros cúbicos por segundo para 1.800 m³/s. Ainda segundo a Chesf, a elevação caracteriza uma "situação emergencial severa" e deve persistir até o final do dia de hoje, sob a supervisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A última vez em que a vazão do São Francisco aumentou repentinamente foi em janeiro deste ano, alcançando 1.000 m³/s e causando prejuízos a comerciantes que ocupam leito e margens do rio no município de Piranhas, no Sertão alagoano. 

De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) - órgão colegiado cuja atuação tem por finalidade proteger seus mananciais e promover o desenvolvimento sustentável -, o principal impacto desta elevação pode ser mais uma vez sentido no nível de oxigenação da água, prejudicando especialmente os pescadores do Baixo São Francisco. 



Fonte: GazetaWeb