Subscribe Us


 

Nove prefeituras do sertão de Alagoas encerram lixões na próxima semana




Após firmarem compromisso com o Ministério Público Estadual (MPE), nove prefeituras de Alagoas devem encerrar o funcionamento de lixões na próxima semana. Os lixões devem ser fechados na segunda e terça-feira, atendendo à Polícia Nacional de Resíduos Sólidos. 

Na segunda, às 9h, será fechado lixão de Porto Real do Colégio. Já na terça, vão ser encerrados os lixões de Canapi, às 8h30; de Mata Grande, às 9h30; de Inhapi, às 10h30; de Pariconha, às 12h; de Água Branca, às 13h; de Delmiro Gouveia, às 15h; de Olho d'Água do Casado, às 16h30; e, por último, de Piranhas, às 17h.

Conforme o MPE, o compromisso de encerramento desse tipo de atividade, altamente poluidora, foi firmado em dezembro de 2017. Na oportunidade, 42 prefeitos assinaram um acordo de não persecução penal com o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

A negociação, segundo o Ministério Público, contou com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que entendeu o alerta feito para a necessidade do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A legislação proíbe a existência de lixões desde 2014.

Fonte: GazetaWeb