Subscribe Us


 

Reunião para decidir reabertura de Angiquinho acontece esta semana




O prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo Cordeiro, estará se reunindo com o diretor administrativo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o engenheiro Joel de Jesus Lima, e com toda a direção da Companhia, para discutir a transferência definitiva da responsabilidade do Sítio Arqueológico e Histórico de Angiquinho.

Angiquinho, é primeira usina hidrelétrica do Nordeste, e está localizada na margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, e foi inaugurada em 26 de Janeiro de 1913 pelo então empresário Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

Com a reabertura, o sitio histórico entrará no roteiro turístico histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico da região. O complexo conta com onze edificações, entre elas as casas de máquinas e bombas, que abrigam as turbinas da antiga usina, a linha férrea, a casa usada por Delmiro Gouveia quando visitava o local e a vila operária, oferece ao visitante uma viagem ao tempo.

“Assumir a Prefeitura com o compromisso de trazer a administração de Angiquinho para o município, para que juntos possamos mostrar os feitos de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia para todo o mundo, através do turismo”, ressaltou o prefeito Padre Eraldo.

“Estarei reunido com o diretor administrativo da Chesf, o engenheiro Joel de Jesus Lima, e toda a direção da Companhia, discutindo a transferência definitiva da responsabilidade do Sitio Histórico de Angiquinho, para o município de Delmiro Gouveia, onde estaremos o reabrindo e transformando-o em um dos principais pontos turísticos da nossa região”, finalizou o prefeito Padre Eraldo.

Prefeitura de Delmiro Gouveia, cuidando da nossa gente!

Fonte: Ascom/PMP