Subscribe Us


 

ONS autoriza elevação de vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó

Na manhã desta quarta-feira (02/05), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf, reuniu representantes dos governos municipais de Piranhas, Delmiro Gouveia e Canindé de São Francisco/SE, para informar que o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), autorizou a elevação da vazão de água do reservatório de Xingó.
Com o reservatório de Sobradinho/PE registrando uma média de 38% de volume de armazenamento, assim, encontrado-se com uma melhora em relação a momentos anteriores, o Operador Nacional de Sistema Elétrico, visto o apagão que ocorreu no mês de março do corrente ano, propôs pela primeira vez uma elevação de vazão.
Deste modo, a ONS propôs uma operação modular da vazão de Xingó, elevando de 550 para 690 m3/s em dias comerciais (de segunda a sexta-feira), e continuando com 550 m3/s nos sábados, domingos e feriados.
Tal ação tem como principal objetivo obter uma reserva e mais segurança, evitando futuros problemas com falta de energia elétrica que pode vir afetar novamente as regiões norte e nordeste ou até mesmo outras regiões do Brasil.
Portanto, de segunda a sexta-feira (dias comerciais), vai se operar com elevação em torno de 12 horas (de 10h às 22h), saindo de 550 para 690 m3/s, que equivale a uma elevação de 64 cm no primeiro posto (Piranhas) podendo chegar a uma elevação de 850 m3/s, equivalente a 1,30m.
No período de operação, que se estenderá por dois meses (maio e junho), recomenda-se evitar a área de segurança, enfatizando que, mesmo sendo uma operação modular, pode ser preciso um maior aumento de vazão a qualquer momento.
As informações foram dadas pelo gerente regional da Chesf, Lázaro Galvão, e contou com a presença da prefeita de Piranhas, Maristela Sena Dias e equipe de governo.
Prefeitura de Piranhas, trabalhando juntos por uma cidade melhor.