Subscribe Us


 

Prisão de ventre pode causar doenças graves; entenda e saiba como prevenir

Grande parte da população sofre com constipação intestinal, mais popularmente conhecida como prisão de ventre. As mulheres sofrem ainda mais com esse problema que os homens. A prisão de ventre é definida como sendo a dificuldade para evacuar, geralmente associada a fezes endurecidas, assim ela provoca um movimento mais lento que o normal de resíduos alimentares através do trato digestório.


O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais considera que uma pessoa está com prisão de ventre quando ela produz menos de três evacuações por semana, ou tem movimentos intestinais duros, secos ou pequenos e são dolorosos de passar pela parte do gastrointestinal.

Fatores de risco
Entre os fatores de risco para a prisão de ventre estão as doenças crônicas, doenças inflamatórias, principalmente no intestino, como a Doença de Cromo, cada vez mais comum atualmente.
Quando uma pessoa não vai ao banheiro se acumula de 2 a 10 quilos de fezes em seu intestino grosso, o que é perigoso para a saúde podendo levar até mesmo a causar câncer. Por isso é preciso fazer uma desintoxicação intestinal.

Veja as possíveis causas da prisão de ventre:

Dieta inadequada e pobres em fibras e nutrientes
A ingestão de alimentos industrializados e açúcares
Sedentarismo
Estresse
Medicamentos como antidepressivos
Falta de Magnésio no organismo

Sintomas
São vários os sintomas da prisão de ventre como produzir evacuações menores que o normal, no entanto, é importante ressaltar que esse processo varia de pessoa, é necessário que cada pessoa conheça seu próprio corpo e note quais sua frequência no banheiro e se está diminuindo ou mudando. Outros sintomas são a dificuldade ou dores para evacuar, inchaços e gases.


Como se  livrar do incômodo?
 
Consumir muita água e muitas fibras, verduras e vegetais que são ricos em magnésio, frutas e cereais integrais
O limão melhora muito o processo digestório
Evitar álcool, açúcares, cereais adoçados, carnes processadas,
Evitar alimentos industrializados e congelados, leites, glúten e farinha refinada
Outra forma de amenizar a prisão de ventre é aumentar atividades físicas, controlar e administrar o estresse, até mesmo uma caminhada já ajuda.  

Por: Tnh1