Subscribe Us


 

Professores protestam pelo pagamento do Fundef, estimado em 1 bilhão para Alagoas

Centenas de professores, de diversos municípios do Estado, estiveram em passeata na manhã desta segunda-feira (16) para cobrar o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O recurso é estimado em um bilhão só para Alagoas. 


De acordo com a Maria Consuelo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), o volume a ser pago em cada município varia de acordo com a quantidade de alunos matriculados. Ela afirma, no entanto, que muitos municípios já receberam o recurso. 


"Os prefeitos dizem que não vão fazer o repasse para não cometeram improbidade administrativa, no entanto, alguns dos municípios que já receberam o repasse estão gastando de forma aleatória", conta a presidente do Sinteal. 


Ainda de acordo com o sindicato, o repasse tem acontecido desde 2015 e alguns municípios já realizaram o pagamento, como Capela, Santa Luzia e Boca da Mata. 


Os manifestantes saíram em passeata da Praça do Centenário, no Farol,e  passaram pelo Tribunal de Contas da União, onde cobraram o repasse. De lá, seguiram, com o mesmo intuito, para o Palácio República dos Palmares, no Centro.


Por: Gazeta Web