Subscribe Us


 

Alagoanos vão conhecer candidatos às eleições de outubro no próximo domingo

A partir desta sexta-feira (03), candidatos às eleições de outubro vão retomar as tradicionais convenções partidárias na capital alagoana, com o objetivo de apresentar aos eleitores quais serão os candidatos ao Governo de Alagoas e ao Senado, bem como os postulantes a assento na Assembleia Legislativa de Alagoas e na Câmara Federal. 

Uma das maiores expectativas gira em torno da escolha do nome que vai encabeçar a oposição ao atual governador, que busca a reeleição. A convenção do partido de Renan Filho (MDB), por sua vez, acontece no próximo domingo - prazo limite estabelecido pela Justiça Eleitoral -, quando a maioria das legendas vão anunciar seus candidatos.

 Gazetaweb preparou um guia com as principais convenções agendadas para este fim de semana. Confira:


SEXTA-FEIRA
A única convenção marcada para esta data é a do PPS, que será realizada na sede do partido, em Fernão Velho. Na oportunidade, serão oficializadas as candidaturas para deputados federal e estadual. Régis Cavalcante será o único candidato à Câmara dos Deputados. Já para disputar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa, o PPS já adiantou que vai lançar a capitã Noemi Firmo e o deputado estadual Marcos Barbosa, candidato à reeleição.

DOMINGO
Já o último dia para a realização das convenções será bastante movimentado. Ao todo, sete partidos marcaram seus encontros para o domingo. E uma das maiores expectativas gira em torno da convenção de PSDB e PP, que devem definir o candidato para fazer frente ao governador Renan Filho. Já com relação ao MDB, a expectativa é em relação ao nome que irá compor a chapa majoritária.

PTC
O PTC vai realizar sua convenção no Colégio Maria José Omena, no bairro Vergel do Lago. O evento terá início às 9h, estendendo-se até as 15h.

MDB
A convenção do MDB será realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Jatiúca. O evento deve ter início às 9h, estendendo-se até as 15h. Na oportunidade, Renan Filho vai oficializar seu nome à reeleição e revelar o candidato a vice, com Renan Calheiros confirmando seu nome para a disputa pelo Senado Federal.

PR
O Partido da República, por sua vez, vai realizar sua convenção na própria sede do partido, na Ponta Verde, a partir das 9h. A expectativa é pela confirmação do nome de Maurício Quintella para o Senado Federal. O partido deve compor o MDB.

PSD
O PSD também vai realizar sua convenção na sede do partido, que fica na Vila dos Bancários, no bairro do Poço. O evento acontece das 9h às 12h. Dudu Hollanda e Gilvan Barros Filho vão oficializar suas candidaturas à reeleição na Assembleia Legislativa. O partido também deve compor com o MDB.

PSDB, PP, Democratas
Os três partidos marcaram a convenção para o mesmo dia, hora e local, confirmando o grande chapão de oposição à Renan Filho. Ela acontecerá no Iate Clube Pajuçara, a partir das 9h.
Um nome especulado é o do vereador Eduardo Canuto (PSDB), mas a palavra final deve ser do prefeito Rui Palmeira (PSDB). Caso não figure como candidato majoritário, Canuto deve oficializar sua candidatura à Câmara Federal.
Já o senador Benedito de Lira (PP)  e o deputado federal Arthur Lira (PP) devem ser confirmados para a disputa por vagas no Senado e na Câmara, respectivamente. 

PMN
O PMN tem convenção marcada para a sede da legenda, na capital, onde vai deliberar sobre as coligações proporcional e majoritária, oficializando, por exemplo, as candidaturas a deputado estadual de Francisco Tenório, que concorre à reeleição, e de Alexandre Verçosa. Para a Câmara Federal, a legenda informou contar com dois nomes à disputa: Olívia Tenório e Professor Ismael.

PT
O PT terá candidatura única à Câmara dos Deputados, com Paulão concorrendo à reeleição e outros 30 à vaga na Assembleia Legislativa, entre eles, nove mulheres, de modo a cumprir a reserva de 30% ao gênero feminino, como determina a Justiça Eleitoral.

Avante
Por fim, o Avante deve lançar 28 nomes na disputa para deputado estadual durante convenção neste domingo. O partido conta ainda com uma grande representação feminina, com nove candidatas na disputa. 
Por: Gazeta Web