Subscribe Us


 

Exército retoma Operação Caminhão-Pipa na próxima segunda-feira em Alagoas


A distribuição de água em 29 municípios do interior alagoano que sofrem com a estiagem começa na segunda-feira (27), com a retomada da Operação Pipa, executada pelo Exército. A situação em municípios do Sertão e Agreste se agravou nos últimos meses, com a previsão de que cerca de 130 mil pessoas estão em Alagoas sem água potável para beber e cozinhar. 

"A partir de segunda-feira, está autorizada a distribuição nos 29 municípios. Os outros sete deve começar na outra semana. Vamos ajustar isso. A gente vai para os mananciais para entregar os cronogramas aos pipeiros, colocando cloro. Recebemos a autorização hoje à tarde e vamos iniciar a operação na segunda-feira, partindo de 5 da manhã", informou o capitão Adelino Ferreira, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), chefe da Operação Carro-Pipa.

Os decretos de emergência foram reconhecidos pela União, com portaria publicada no último dia 13, e até hoje era aguardada a autorização para iniciar a distribuição da água.

No mês passado, o governo estadual assinou decreto de emergência em virtude dos efeitos da seca - reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

Um dos objetivos do decreto de emergência é garantir a retomada da Operação Pipa, que foi suspensa pelo governo federal após recentes chuvas. Porém, segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), elas não foram suficientes para encher barreiros e cisternas.

Por: Gazeta Web