Subscribe Us


 

Renan Filho lidera corrida ao Governo e Collor tem a maior rejeição


Pesquisa é o retrato do momento na disputa eleitoral. Essa semana o Ibrape registrou a pesquisa 8617/2018 – 8118/2018 realizada entre os dias 11 e 15 de agosto com 2000 entrevistados de todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 2,19 para mais ou para menos e aponta Renan Filho na liderança com 44% do eleitorado. Os dados têm uma estimativa de confiança de 95%.


Com o cenário definido entre Renan X Collor, os dados científicos apurados daqui para frente terão mais substâncias, ao contrário do que vinha sendo feito para estimular candidaturas opositoras. No atual quadro, Collor vem em segundo com 21% das intenções de votos.

Outros candidatos, Basile e Josan Leite têm, cada um, 1% dos votos. Indecisos representam 11% do percentual apurado e 22% dos entrevistados garantem que votam branco/nulo/ninguém.

Rejeição

Um dado que chamou atenção na pesquisa foi quando o seguinte questionamento foi realizado: “Em quem você não votaria de jeito nenhum para governador?”

Collor aparece na dianteira com 48%, seguido de Basile com 28%, na terceira posição Josan Leite com 27% e o atual governador, Renan Filho com 25%.

Disputa  por duas vagas ao Senado

Essa mesma pesquisa também apurou a preferência do eleitorado alagoano para disputa ao Senado. Questionado sobre o primeiro e segundo voto os entrevistados expressaram suas preferências:

Renan Calheiros ficou em primeiro com 35%, seguido por Benedito de Lira com 29%, Rodrigo Cunha na terceira posição com 19% e Maurício Quintella com 17%.

Na quinta posição, Flávio Moreno conta com 3% das intenções de votos, Sérgio Cabral e Cícero Albuquerque 1% cada. Osvaldo Maciel não pontuou.

Os indecisos têm uma parcela de 15% no levantamento, já 26% afirmaram votar nulo/branco/ninguém.

Corrida presidencial

O Ibrape também trouxe os números da corrida para presidência da República. 55% dos alagoanos votariam em Lula no primeiro turno, seguido por Bolsonaro com 11%.

Marina aparece com 5%, seguida por Ciro Gomes com 3% e Geraldo Alckmin com 2%.
Outro candidato que pontuou foi Álvaro Dias, com 1%. O restante dos candidatos não foram citados.

Não sabem/indecisos correspondem a 10% e branco/nulo/ninguém atinge 13%.
Por: Folha de Alagoas