Subscribe Us


 

Renan Filho tem 65%; Josan, 5%, Basile, 3% e Melquezedeque, 2%, aponta Ibope



Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Gazeta de Alagoas e divulgada na noite desta quinta-feira (20), mostra números mais atualizados para a disputa ao governo de Alagoas. O levantamento revela que, com a desistência do candidato Fernando Collor (PTC), o governador Renan Filho (MDB) se isola na liderança e pode ser reeleito já no primeiro turno. Quando a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral o candidato Pinto de Luna (Pros) ainda não tinha sido oficializado.

Confira os números para a pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor:

Renan Filho (MDB) - 65% (antes 46%)
Josan Leite (PSL) - 5% (antes 2%)
Basile (PSOL) - 3% (antes 1%)
Melquezedeque Farias (PCO) - 2% (antes não pontuou)
Brancos e nulos - 18% 
Não sabe/não respondeu - 8%
De acordo com o Ibope, as intenções de voto em Renan Filho são mais expressivas entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, segmento no qual ele obtém 71% das menções.
Ainda conforme o levantamento, Josan Leite, por sua vez, é mais citado entre eleitores com renda familiar mensal acima de 2 salários mínimos: são 10%. Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.
REJEIÇÃO
O Ibope também quis saber qual o nível de rejeição dos candidatos ao governo de Alagoas, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Confira os números:
Basile - 34%
Josan Leite - 33%
Melquezedeque Farias - 31%
Renan Filho - 19%
Poderia votar em todos - 3%
Não sabe ou preferem não opinar - 17%

FICHA TÉCNICA
Foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 17 e 19 de agosto de 2018. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL-06041/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02881/2018.  
Por: Gazeta Web