Subscribe Us


 

Tratamento para diabetes pode acabar com injeções diárias de insulina


Cientistas holandeses criaram um procedimento que pode acabar com as injeções diárias de insulina, necessárias para quem sofre com diabetes. O novo método estabiliza os níveis de açúcar no sangue de portadores de diabetes tipo 2 e se mostrou efetivo até um ano depois da sua aplicação.

Durante a técnica, os pesquisadores usaram um tubo com um pequeno balão na extremidade que foi inserido no corpo de 50 pacientes. O objeto "caminhou" até o intestino delgado, onde o balão foi inflado com água quente e a membrana mucosa (tecido de revestimento interno) do organismo foi queimada pelo calor. Dentro de duas semanas, uma nova membrana se desenvolveu, levando a uma melhoria na saúde da pessoa.

Um ano após este tratamento, a diabetes foi considerada estável em 90% dos pacientes testados. Acredita-se que existe uma ligação entre a absorção de nutrientes pela membrana mucosa do intestino delgado e o desenvolvimento de resistência à insulina.

“Devido a esse tratamento, o uso de insulina pode ser adiado ou talvez evitado. Isso é promissor", afirmou Jacques Bergman, professor da faculdade Amsterdam UMC, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.  "Com essas pessoas, vimos melhoria nos níveis de açúcar no sangue um dia após o procedimento. A questão agora é se o tratamento é permanente ou algo que deve ser repetido."

A nova técnica é mais adequada para pacientes que já tomam medicamentos, mas cujo nível de açúcar no sangue é alto o suficiente para médicos aconselharem que eles injetem insulina a curto prazo.

Os cientistas declararam ainda que as pessoas tratadas com este método podem ter menos chances de desenvolverem doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira e dormência nas mãos e nos pés.

O próximo passo do estudo é analisar como procedimento atua em pacientes com diabetes tipo 2 com idades entre 28 e 75 anos.

Por: TNH1