Subscribe Us


 

Ufal aprova novos cursos de mestrado e doutorado para 2019


A partir de 2019 a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estará ofertando novas oportunidades para quem deseja fazer pós-graduação. Isso é possível porque a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou quatro novas propostas de cursos na instituição. São três áreas contempladas para mestrado: Comunicação e Informação, vinculado à Biblioteconomia; Filosofia; e Medicina 1. Além do doutorado na área de Engenharias 1, vinculado à Engenharia Civil.

De acordo com Virgínia Borges, da Coordenação de Pós-graduação (CPG) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), as propostas foram elaboradas pelos programas das Unidades Acadêmicas nos primeiros semestres de 2017 e 2018. Após isso, foram avaliadas pela equipe da Propep, encaminhadas ao Consuni e, depois de aprovadas, foram enviadas para a Capes, que divulgou o resultado na última sexta-feira (5).

A partir de agora, os editais para a seleção dos novos mestrandos e doutorandos serão elaborados em conjunto com a Propep e o programa de pós-graduação das respectivas áreas. As primeiras turmas dos novos cursos oferecidos pela Ufal serão formadas a partir do 1º semestre de 2019.

"É muito importante que a Ufal tenha cursos de pós-graduação em todas as áreas. O curso de doutorado em Engenharia amplia o programa já existente. Os mestrados acrescentam oportunidade de formação para os profissionais das áreas de saúde e das ciências humanas. A Ufal tem excelentes professores e pesquisadores nestas áreas, que agora poderão ampliar suas ações acadêmicas de forma a contribuir para a formação e capacitação de profissionais do nosso Estado e de outras regiões que procuram a nossa Universidade em virtude do compromisso com o saber de qualidade que ela representa no Brasil e em outros países", disse a coordenadora.

Por: Gazeta Web