Subscribe Us


 

Secretaria Municipal de Saúde lança campanha Novembro Azul em Delmiro Gouveia


A sessão desta quinta-feira, 01/11, na Câmara dos Vereadores de Delmiro Gouveia, foi iniciada com o lançamento da campanha 'NOVEMBRO AZUL - Cuidar da saúde também é coisa de homem', pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o evento, o enfermeiro Raphael Dantas, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, apresentou os cuidados que o homem deve ter relacionado ao câncer de próstata.

"O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens em nosso país. É preciso que os exames preventivos sejam iniciados à tempo em que se possa identificar a doença, que possui uma grande taxa de cura, desde que o diagnóstico seja antecipado. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou novas diretrizes para a realização do exame de próstata.

Entre as recomendações está o aumento da idade para diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais", salientou Raphael.


A campanha também busca conscientizar os homens à realizarem demais exames de rotina.
Segundo os dados levantados pela Coordenação de Atenção Básica do município, em 2017, foram cerca de 60 mil atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde e, apenas 10 mil foram em homens.

A campanha Novembro Azul será realizada durante todo o mês, com palestras e eventos direcionados ao público masculino.

Entre os dias 12 e 14 de novembro, as unidades estarão realizando a SEMANA AZUL e, no dia 28 de novembro, acontecerá o 'DIA D' no CESP.

Por: PMDG