Subscribe Us


 

Brasil tem 1º caso de mutação do coronavírus encontrada na África do Sul


Pesquisadores identificaram o 1º caso brasileiro de reinfecção com uma mutação do coronavírus descoberta na África do Sul. A variante é a mesma registrada no Rio de Janeiro em dezembro. A descoberta foi comunicada ao Ministério da Saúde e às autoridades de saúde da Bahia.

Apesar da linhagem brasileira ser diferente da sul-africana, a mutação é igual: a E484K. Ela atinge uma região crucial do coronavírus e pode torná-lo mais transmissível. A mutação permitiria uma espécie de mecanismo de escape ao coronavírus, permitindo que ele não seja afetado pelos anticorpos produzidos pelos sistema imunológico e, com isso, tenha mais facilidade para se multiplicar.

Bruno Solano, do Idor (Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa) e do Hospital São Rafael, de Salvador, liderou o estudo brasileiro que descobriu o caso de reinfecção. Os resultados foram submetido à revista científica Lancet.

“Esse tipo de estudo é essencial para compreender a propagação da pandemia e identificar a tempo mudanças no vírus que possam ter impacto na transmissão e nas vacinas”, disse ao jornal O Globo.

A comunidade científica analisa se as variantes do coronavírus afetam a eficácia das vacinas desenvolvidas até agora. Estudo da Pfizer mostrou que o imunizante produzido pela farmacêutica em parceria com a BioNTech é eficaz contra 16 mutações. A E484K, no entanto, ainda não foi testada.

Segundo Solano, o caso brasileiro de reinfecção é o de uma executiva da área de saúde de 45 anos. Ela foi diagnosticada com covid-19 pela 1ª vez em junho e novamente em outubro de 2020. A infecção foi detectada, em ambas as ocasiões, por meio de testes de RT-PCR.

Análises genéticas mostraram que as infecções foram causadas por vírus de linhagens diferentes. A executiva foi contaminada em junho com a linhagem B.1.1.33. Em outubro, com a B.1.1.248, derivada da descoberta no Rio de Janeiro e que apresenta a mutação E484K.

Solano disse que outros casos suspeitos de reinfecção estão sendo estudados.

Postar um comentário

0 Comentários