Subscribe Us


 

Alagoas pode ter voos reduzidos e a volta das barreiras sanitárias para conter avanço da Covid-19

Medidas sanitárias foram sugeridas pelo secretário da Saúde, Alexandre Ayres, durante reunião nacional com outros gestores da pasta. Propostas serão apresentadas aos Ministérios da Saúde e da Defesa.



O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, sugeriu a redução do número de voos e a criação de barreiras sanitárias nas divisas entre os estados como medida para conter o aumento de casos e a proliferação do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1). Ayres ressaltou o potencial turístico do estado.

“Alagoas recebe pessoas de todo o território nacional e também de outros países. Por isso, defendemos de maneira imediata, a redução do número de voos para o Estado e a diminuição da circulação no território no espaço brasileiro”, afirmou o secretário.

A medida foi sugerida durante uma assembleia extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada no domingo (28) por meio de videoconferência. Segundo o secretário, as sugestões foram acatadas pelos demais gestores.

As ideias sugeridas serão apresentadas ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Defesa.

Nos primeiros meses da pandemia, a Sesau, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), instalou barreiras sanitárias em seis cidades: São José da Laje, Novo Lino, Maragogi, Porto Real do Colégio, Delmiro Gouveia e Ouro Branco.

Nesses locais, os profissionais realizavam aferição da temperatura e monitoravam sintomas gripais da população. O monitoramento também foi realizado no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, entre os passageiros que desembarcavam em Alagoas e no Terminal Rodoviário João Paulo II, no bairro Feitosa, em Maceió.


Boletim epidemiológico

Segundo o boletim epidemiológico da Sesau divulgado nesta segunda, Alagoas registrou mais 499 casos e 11 mortes, e mais de 10,8 mil casos suspeitos. Quase a metade dos hospitais de Maceió e do interior de Alagoas registraram quase 100% de leitos de UTI ocupados. Maceió e Arapiraca têm as maiores incidências de casos de Covid-19, segundo pesquisa.

Postar um comentário

0 Comentários